Metade dos homicídios contra mulheres no Piauí aconteceram em casa, aponta pesquisa

05/03/2021 14h32


Fonte G1 PI

Imagem: Acervo ALEAMO combate à violência doméstica, familiar e ao feminicídio também é sua responsabilidade. Denuncie: Disque 180 ou 190.(Imagem:Acervo ALEAM)O combate à violência doméstica, familiar e ao feminicídio também é sua responsabilidade. Denuncie: Disque 180 ou 190.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que 50% dos homicídios de mulheres no Piauí aconteceram dentro de casa. O relatório faz parte de um estudo estatístico de gênero, que analisa as condições de vida das mulheres no país.

De acordo com o relatório, com dados de 2018, 565 homens e 52 mulheres foram assassinados no Piauí. Embora o número de mortes de mulheres seja menor que o de homens, elas são maioria entre o quantitativo de assassinatos que ocorreram em residências. É 50% para mulheres e 16,3% para homens.

A pesquisa do IBGE revelou que o percentual de mortes de mulheres em casa no Piauí é maior que o do Brasil, que registra 30,4%. O estado fica atrás apenas de Sergipe (55%), Santa Catarina (54,9%) e Mato Grosso do Sul (53%).

O estudo destacou ainda que as mortes de mulheres não podem ser caracterizadas totalmente como feminicídio, pois cada ocorrência tem sua tipificação e dados específicos que comprovem o feminicídio.

Segundo o Anuário Estadual da Segurança Pública divulgado neste ano, somente em Teresina foram registradas 17 mortes violentas de mulheres no ano de 2020, 50% a mais que em 2019, que foram 11. Houve aumento de casos em todo o estado, mesmo com a pandemia da Covid-19.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: mulheres, homens, mortes