Menos de 21% das crianças de 5 a 11 anos foram vacinadas contra a Covid-19 no Piauí

10/02/2022 11h41


Fonte G1 PI


A Secretaria Estadual de Saúde do Piauí (Sesapi) divulgou que, até a manhã de quarta-feira (9), o estado vacinou 66.762 crianças entre 5 e 11 anos contra a Covid-19. O número, que equivale a 20,14% do público da faixa etária, é considerado baixo e gera preocupação entre os gestores.

Em entrevista à TV Clube, o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, destacou que até o momento foram distribuídas cerca de 200 mil doses das vacinas Pfizer pediátrica e Coronavac, autorizadas para aplicação em crianças, entre os municípios. A estimativa do Ministério da Saúde é vacinar 331.432 crianças de 5 a 11 anos no Piauí.

Já quanto à imunização do público acima de 11 anos, em todo o país, o Piauí é o segundo estado que mais vacinou, proporcionalmente, e perde apenas para São Paulo.

“A Secretaria tem buscado fazer sua parte na distribuição, na garantia de EPIs. Agora não podemos ter um bom índice de vacinação do público acima de 11 anos e não ter esse mesmo desempenho com as crianças. Nossas crianças estão indo se vacinar e estão comemorando, levam cartazes que elas próprias fazem. Elas querem contribuir, mas não podem ir aos pontos de vacinação sozinhas, precisam da nossa ajuda”, comentou o secretário.

No Piauí, mais de 16 mil crianças de 0 a 9 anos foram diagnosticadas com Covid-19. Entre os 10 e 19 anos, foram mais de 31 mil contaminados.

Nos primeiros dias de fevereiro, três crianças morreram vítimas doença. Ao todo, na faixa etária de 0 a 4 anos foram registradas 15 mortes, de 5 a 11 anos foram 4 mortes e de 12 a 19 anos foram 13 mortes pela Covid-19.

“Embora a criança possa não ter sintomas, ela pode, na sua casa, transmitir pra sua avó, seu pai, seus irmãos. Nessa semana, tivemos o anúncio da morte de duas crianças. Isso nos entristece. Apesar de ser um número baixo, em comparação às demais idades, é importante considerar o impacto da Covid-19 na letalidade da faixa etária pediátrica, principalmente agora com a variante Ômicron”, ressaltou Florentino Neto.

O gestor destacou ainda que o Brasil busca garantir, desde os primeiros anos de vida das crianças, a proteção contra doenças como sarampo, caxumba, rubéola, coqueluche, meningite e poliomielite.

“Só temos a situação que temos, de erradicação de várias doenças, por causa das vacinas. Nós clamamos aos pais, mães, tias, tios, aquelas pessoas que são responsáveis pelas nossas crianças, vamos levar nossos netos, nossos filhos de 5 a 11 anos para a vacinação”,
completou.

Na tarde dessa quarta-feira (9, pais de alunos promoveram uma carreata em protesto pelas aulas presenciais nas escolas públicas e privadas no Piauí durante a pandemia da Covid-19.

Em novo decreto, divulgado na última sexta-feira (4), o governo do estado adiou o retorno das aulas presenciais na rede pública estadual e também recomendou aos municípios, à rede particular e federal de ensino, que as aulas presenciais sejam retomadas somente a partir do dia 3 março. A medida busca evitar a disseminação da Covid-19.

Para a Sesapi, a vacinação infantil é uma etapa fundamental para a imunização da população e o retorno saudável de aulas presenciais.

Está prevista para a próxima segunda-feira (14) uma reunião com a Comissão Intergestores Bipartite (CiB) e Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems). O intuito é avaliar quais medidas podem ser adotadas para estimular a imunização infantil.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: estado, aulas, covid