Menina de 4 anos com leucemia conhece o Papai Noel e é liberada para passar Natal em casa no Piauí

25/12/2021 09h39


Fonte G1 PI

Imagem: Divulgação/RFCC-PICamila Vitória, diagnosticada com Leucemia, conhece Papai-Noel após sobrevoar Altos, no Piauí.(Imagem:Divulgação/RFCC-PI)Camila Vitória, diagnosticada com Leucemia, conhece Papai-Noel após sobrevoar Altos, no Piauí.

A pequena Camila Vitória, de 4 anos, conheceu o Papai Noel depois de sobrevoar a cidade de Altos, distante 41 km de Teresina. O passeio fez parte da campanha Natal no Ar da Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC-PI), a mãe de Camila, a doméstica Geracinda Vieira, conta que foi uma experiência única para ela e sua filha tornando o Natal das duas mais especial.

"O natal era sempre a mesma coisa. Dávamos um passeio na praça depois íamos para casa ceiar e abrir os presentes. Mas esse ano foi diferente, com uma experiência que marcou nossas vidas, ela ficou muito feliz de voar no helicóptero e depois conhecer o Papai Noel e eu também", disse a mãe.
Imagem: Lívia Ferreira/g1 PI  Camila Vitória e sua mãe, Geracinda Vieira, no lar de Maria no Piauí.(Imagem: Lívia Ferreira/g1 PI ) Camila Vitória e sua mãe, Geracinda Vieira, no lar de Maria no Piauí.

Camila foi diagnosticada com leucemia em abril deste ano. Veio de Parnaíba para Teresina para iniciar o tratamento, passou um mês internada no Hospital São Marcos e depois passou a viver no Lar de Maria, uma casa de apoio da capital que atende crianças com câncer assim como Camila.

Desde que iniciou o tratamento há 8 meses, a família só voltou para casa em outubro. Mas nesta quinta-feira (23) Geracinda, conhecida como Cina, e sua filha viajaram para Parnaíba e vão passar o Natal com a família toda reunida. Os avós maternos e paternos, primos, o pai e o irmãozinho de 10 anos estão aguardando Camila ansiosos, segundo Cina.
Imagem: Divulgação/RFCC-PI  Natal no Ar leva crianças atendidas pela RFCC para sobrevoar Altos, no Piauí.(Imagem:Divulgação/RFCC-PI ) Natal no Ar leva crianças atendidas pela RFCC para sobrevoar Altos, no Piauí.

"Andar de helicóptero e ver o Papai Noel foi uma experiência única para mim e para ela. Mesmo tendo uma doença, eu fico feliz que a minha filha tenha a oportunidade de ser feliz como as outras crianças. Quero que ela experimente as coisas boas da vida. Ela disse que gostou muito e isso já me deixa muito feliz", disse Cina, emocionada.

O Lar de Maria ampara crianças portadoras de câncer que se encontram em situação de vulnerabilidade social, sempre acompanhadas por um responsável, durante o tratamento oncológico em Teresina. A casa também oferece várias atividades lúdicas a fim de manter a alegria da infância em meio à rotina de hospitais.
Imagem: Lívia Ferreira/g1 PI  Camila Vitória, atendida pela RFCC, adora brincar com bonecas e o presépio da instituição no Piauí.(Imagem:Lívia Ferreira/g1 PI ) Camila Vitória, atendida pela RFCC, adora brincar com bonecas e o presépio da instituição no Piauí.

Eduardo Lima, responsável pela captação de recursos da RFCC, presenciou, mais uma vez, durante o sobrevoo a felicidade e a coragem dos pequenos. O objetivo da ação Natal no Ar, segundo ele, é proporcionar boas memórias para infância.

"O intuito é humanizar o tratamento dessas crianças. Elas passam muito tempo em uma rotina exaustiva no hospital com os tratamentos que, muitas vezes, tiram a magia da infância. Para elas, é muito importante ter momentos alegres", relatou.
Imagem: Lívia Ferreira/g1 PI  Camila Vitória ao lado da mãe, Geracinda Vieira, no Lar de Maria no Piauí.(Imagem:Lívia Ferreira/g1 PI ) Camila Vitória ao lado da mãe, Geracinda Vieira, no Lar de Maria no Piauí.

Cina conta que experiências como estas são muito importantes para Camila. Além desta ação de Natal, mãe e filha também praticam capoeira juntas e outras atividades que o Lar de Maria oferece.

O passeio pelo céu de Altos foi individual e cada criança teve a chance de saber mais sobre aviação. Após o pouso do último avião, as crianças foram surpreendidas com um Papai Noel paraquedista. Todos assistiram contentes o show aéreo que acabou com distribuição de presentes e fila para fotos.
Imagem: Lívia Ferreira/g1 PI  Camila Vitória, de 4 anos, diagnosticada com Leucemia e sua mãe, Geracinda Vieira no Lar de Maria no Piauí.(Imagem:Lívia Ferreira/g1 PI ) Camila Vitória, de 4 anos, diagnosticada com Leucemia e sua mãe, Geracinda Vieira no Lar de Maria no Piauí.

"Com certeza isso deixou o dia e o Natal da Camila mais feliz. Depois conversei com ela e ela disse que gostou muito, mas não iria de novo, porque descobriu agora que tem medo de avião, mas valeu muito a experiência. Esse Natal sim, marcou ela, ela nunca teve isso no Natal. É tudo muito novo para ela, nos emocionamos juntas",
contou Cina rindo e feliz.

Tópicos: tratamento, natal, camila