Médicos paralisam atendimentos a 14 planos de saúde por 15 dias no Piauí

14/04/2015 10h53


Fonte G1 PI

O Sindicato dos Médicos do Piauí (Simepi) suspendeu nessa segunda-feira (13) o atendimento eletivo a 14 planos de saúde que fazem parte do Grupo Unidas. A paralização foi aprovada por unanimidade em assembleia geral realizada no fim do mês passado e deve seguir até o dia 27 deste mês.

Com a paralisação dos atendimentos, ficam suspensas as realizações de consultas, exames e cirurgias previamente agendadas. A categoria dos médicos reivindica a adequação à Lei da Contratualização, que inclui os reajustes de acordo com a tabela de Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM).

Segundo Samuel Rêgo, vice-presidente do Sindicato dos Médicos, a lei regulamenta a prestação de serviços médicos às operadoras de planos de saúde, mas o Grupo Unidas não tem entrado em acordo com a categoria sobre a nova legislação.

"Desde agosto do ano passado o sindicato vem se reunindo com vários planos para fazer essa negociação e o Grupo Unidas foi exatamente um dos únicos que não conseguiu sentar com a gente para negociar",
falou. Em fevereiro, os profissionais já haviam feito uma paralização de advertência de três dias.

"O que nós reivindicamos é que sejam feitos os contratos baseados nessa Lei de Contratualização e que sejam respeitados os parâmetros da tabela da CBHPM, pois ela não vem sendo respeitada",
disse Samuel Rêgo. Ele destaca que apenas os serviços de urgência e emergência não serão paralisados.

Os planos do Grupo Unida afetados com a paralisação de 15 dias são: Assefaz, Camed, Cape Saúde, Cassi, Casembrapa, Correios Saúde, Conab, Embratel, Fachesf, Fundabem, Fassincra, Geap, Plan Assiste, Unafisco. A produção do telejornal Bom Dia Piauí tentou contato com o Grupo, mas não obteve retorno.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: saúde, grupo, médicos