Médicos no Piauí decidem paralisar atendimento aos planos de saúde

09/10/2012 13h30


Fonte Cidade Verde

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarMédicos no PI decidem paralisar atendimento aos planos de saúde.(Imagem:Divulgação)Médicos no PI decidem paralisar atendimento aos planos de saúde.

Após reunião da Comissão Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM), realizada na última semana, ficou decidido que entre os dias 10 e 14 de outubro, todos os médicos credenciados juntos às operadoras e aos planos de saúde no Piauí se mobilizarão em apoio ao movimento nacional contra os abusos cometidos pelos planos e seguros de saúde.

Seguindo a orientação das entidades médicas nacionais (AMB,CFM e Fenam), somente os casos de urgência e emergência não serão afetados. Os pacientes previamente agendados serão atendidos em nova data.

Além de reajuste nos honorários, os médicos pedem o fim da interferência antiética das operadoras na relação médico-paciente. Também reivindicam a inserção, nos contratos, de índices e periodicidade de reajustes – por meio da negociação coletiva pelas entidades médicas – e a fixação de outros critérios de contratualização.

Após cinco meses, ANS afirma ainda analisar proposta da categoria. Durante esse período, a Agência publicou a Instrução Normativa nº 49, que foi considerada inócua pelas entidades, pois não tem o pressuposto da negociação coletiva.

Em paralelo às negociações com a ANS e à mobilização nacional, o movimento médico também aposta na aprovação do Projeto de Lei 6964/10, que garante o reajuste anual e torna obrigatória a existência de contratos escritos entre as operadoras e seus prestadores de serviços. Atualmente em fase final de tramitação, o projeto se encontra na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews