Médicos argentinos conhecem programa de espasticidade desenvolvido no Hospital Infantil

06/12/2025 12h00


Fonte Governo do Piauí

Imagem: DivulgaçãoHospital Infantil Lucídio Portella (HILP)(Imagem:Divulgação)Hospital Infantil Lucídio Portella (HILP)

O Hospital Infantil Lucídio Portella (HILP) realiza, neste sábado (6) e domingo (7), mais uma etapa do Programa de Espasticidade, iniciativa reconhecida nacionalmente pelo atendimento especializado a crianças com paralisia cerebral e outras condições que provocam rigidez muscular.

Nesta edição, o hospital recebe uma equipe de neurocirurgiões da Argentina, que veio ao Piauí especialmente para conhecer o modelo pioneiro desenvolvido no estado e acompanhar de perto a rotina de procedimentos e atendimentos. “Esta visita reforça o destaque do Piauí no cenário internacional, sendo referência em tratamento público, integral e de alta complexidade para espasticidade infantil”, destaca o coordenador estadual do programa, o médico neurocirurgião pediátrico Francisco Alencar.

Na manhã deste sábado, estão sendo realizados procedimentos no centro cirúrgico com a participação e observação dos especialistas argentinos. Eles acompanham o trabalho da equipe multiprofissional do HILP e conhecem os protocolos adotados no cuidado às crianças.

Já à tarde, a comitiva segue para o ambulatório do hospital, onde observará avaliações clínicas, atendimentos multidisciplinares e orientações às famílias, acompanhando todo o fluxo que integra o programa.

No domingo, a programação encerra com cirurgias cervicais seletivas. Ao todo, 47 crianças de diferentes municípios do Piauí serão beneficiadas.

Para a diretora geral do Hospital Infantil, Leiva Moura, a visita consolida o Piauí como referência internacional em cuidados avançados para espasticidade infantil. “A presença da equipe argentina evidencia o compromisso do HILP em oferecer tratamento humanizado, inovador e cada vez mais qualificado às crianças atendidas”, afirma a gestora.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: hospital, equipe, crian?as