Médico Perito do IML que faltou a 96 plantões é exonerado no Piauí

13/12/2024 08h40


Fonte Cidadeverde.com

O perito médico, Tales Alcântara Braga, foi exonerado do Instituto Médico Legal do Piauí (IML) por faltas injustificadas, a 96 plantões no período de oito meses, segundo relatório de processo administrativo disciplinar (PAD), publicado na edição dessa quinta-feira (12) no Diário Oficial do Estado. O perito foi aprovado no concurso realizado em 2012 e atuava na cidade de Floriano.

O PAD foi instaurado em agosto deste ano, para apurar a conduta e responsabilidade do servidor público. Durante o processo ficaram demonstradas condutas que configuram ausência no serviço sem prévia comunicação ou justificativa. No total, foram oito meses de ausência no serviço, o que resultou na falta em 96 plantões.

A administração pública entendeu que a conduta do serviço se enquadra no artigo 139, da Lei 8,112/90, que determina a demissão do funcionário por faltas injustificadas por 60 dias ou mais, no período de um ano.

"Houve faltas deliberadas e conscientes ao serviço, a fim de frequentar curso externo à Administração Pública, sem a devida autorização [...] Considerando que as infrações disciplinares são de natureza gravíssima, pois violou a dignidade da função pública, prejudicou os trabalhos da perícia forese, diante da grande quantidade de ausências injustificadas aos plantões, IMPOR a penalidade administrativa de DEMISSÃO ao servidor Tales Alcantara Braga, PeriTo Médico Legista de 2ª CLASSE, por ter incorrido na prática das infrações administrativas", diz o relatório.

A decisão é assinada pelo secretário de Segurança, Chico Lucas.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook