Médica atende pacientes embaixo de árvore devido à lotação em UBS na Zona Norte de Teresina

20/05/2021 18h26


Fonte G1

 
Imagem: ReproduçãoClique para ampliarEla é a mesma médica que, em junho de 2020, teve que levar no próprio carro um idoso, com sintomas de Covid-19 que precisava de oxigênio.  Em nota, a Fundação Municipal de Saúde (F(Imagem:Reprodução)
Para evitar aglomeração na Unidade Básica de Saúde (UBS) Valdinar Pereira, na Zona Norte de Teresina, a médica Andreia Araújo decidiu sair do consultório e atender os pacientes embaixo de uma árvore.

O atendimento ao ar livre ocorreu por duas horas na tarde dessa quarta-feira (19), o tempo necessário, segundo a profissional, para diminuir o número de pessoas na fila de espera por atendimento e, assim, poder retornar à UBS sem gerar riscos de contaminação do novo coronavírus.

“Tinha uma quantidade absurda de pessoas na unidade de saúde. Não tinha mais espaço para sentar e as pessoas estavam se aglomerando na entrada das salas”, disse a médica.

Andreia contou que a alta do número de atendimentos nas UBSs se deu em decorrência da ampliação da campanha de vacinação contra a Covid-19. “Houve um aumento do número de pessoas nas UBSs por conta do laudo médico que dá direito à vacinação contra Covid-19 para pessoas com comorbidades a partir de 18 anos”, comentou a profissional.

Ela é a mesma médica que, em junho de 2020, teve que levar no próprio carro um idoso, com sintomas de Covid-19 que precisava de oxigênio.

Em nota, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) reconheceu o aumento de demanda nas unidades de saúde, mas que orientou os coordenadores dos locais que organizem o fluxo de atendimento e, assim, evitar aglomerações.


Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: pessoas, atendimento, covid