Margens do Poti e Parnaíba terão mutirão de limpeza do programa Rios+Limpos

20/05/2022 14h15


Fonte meionorte.com

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarMargens do Poti e Parnaíba terão mutirão de limpeza do programa Rios+Limpos(Imagem:Divulgação)Margens do Poti e Parnaíba terão mutirão de limpeza do programa Rios+Limpos

O Poti e o Parnaíba vão ganhar tratamento especial neste sábado, dia 21. O programa Rios +Limpos, do Ministério do Meio Ambiente, mobilizará um mutirão de limpeza e coleta de lixo às margens dos dois rios que cruzam Teresina. O ponto de encontro é na confluência deles, o Parque Ambiental Encontro dos Rios, reserva ecológica localizada na zona Norte da capital.

A iniciativa integra a Agenda Ambiental Urbana do Ministério do Meio Ambiente, em parceria com a Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMAM). Entre as autoridades presentes já confirmadas, o secretário de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, André França, e o secretário municipal do Meio Ambiente, Luis André de Arruda MontAlverne.

A limpeza contará com a participação de voluntários, inclusive de membros de vários departamentos da SEMAM, e percorrerá os principais parques e pontos turísticos da capital que ficam às margens dos rios, além de viabilizar outras ações, incluindo atividades de recreação segura e sustentável.

A programação começa às 8h, em clima de festa, com música e a reunião de autoridades e convidados. Em seguida, as equipes de voluntários serão divididas, recebendo seus equipamentos de proteção individual, EPIs, e entram em ação, recolhendo resíduos sólidos em pontos previamente determinados, por questões de logística e segurança.

Suporte profissional

Graças ao suporte da Prefeitura, o Ministério do Meio Ambiente contará com uma associação de catadores para fazer a triagem dos resíduos, selecionar o material que for reaproveitável e destiná-lo a cooperativas de reciclagem. Além disso, será feita a pesagem do lixo recolhido, o que resultará em um número que certamente servirá de alerta sobre como não tratar esses dois patrimônios naturais da nossa cidade e Estado.

O mutirão é uma união de forças das Secretarias Estadual e Municipal do Meio Ambiente; da Associação Brasileira de Reciclagem Animal (Abra); do Governo do Estado; do Batalhão de Engenharia de Construção do Exército Brasileiro; do Batalhão de Polícia Ambiental de Piauí; do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí; da empresa Águas de Teresina; do Movimento Emaús Trapeiros e da Administração do Parque Encontro Dos Rios.

Sobre o Rios +Limpos

O programa Rios +Limpos tem como objetivos fomentar ações que promovam a despoluição dos rios e a melhoria da qualidade das águas; incentivar a realização de ações de limpeza e coleta de lixo em rios, lagos, lagoas e praias fluviais; promover ações para fomentar a implementação de sistemas de tratamento descentralizado de efluentes em áreas não atendidas pelos sistemas tradicionais; fomentar ações que visem ao reuso de efluentes no país; e disponibilizar dados e informações sobre a qualidade das águas e efluentes, promovendo a melhoria contínua da gestão.

Lançado em setembro de 2021, o Rios +Limpos chega à Teresina após mobilizar 775 voluntários, percorrer 141 km – os rios Cuiabá, Araguaia, Tocantins, Paraíba e Pacaás Novos –, e coletar mais de 18 toneladas de resíduos. A iniciativa é um eixo da Agenda de Qualidade Urbana, coordenada pela Secretaria de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: ambiental, limpeza, rios