Mais de 600 kg de drogas são apreendidos em compartimento secreto de caminhão no PI; homem é preso

27/07/2025 12h50


Fonte Governo do Piauí

Imagem: Divulgação/PRFMais de 600 kg de drogas são apreendidos em compartimento secreto de caminhão no PI; homem é preso.(Imagem:Divulgação/PRF)Mais de 600 kg de drogas são apreendidos em compartimento secreto de caminhão no PI; homem é preso.

Cerca de 637 quilos de drogas foram apreendidos nesse sábado (26) na BR-316, em Picos, Sul do Piauí. A droga, segundo a corporação, estava em um compartilhamento oculto de um caminhão. O condutor do veículo, um homem de 45 anos, foi preso. A informação foi confirmada ao g1 pelo superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Piauí, Fabrício Loiola.

Ao todo, são 410 quilos de cloridato de cocaína e 227 quilos de skunk, droga conhecida como "super maconha". Conforme a PRF, o produto teria saído da cidade de Santarém, no Pará, com destino ao Rio Grande do Norte.

O veículo foi abordado nas proximidades da Unidade Operacional da PRF no município e trafegava, de acordo com a corporação, em condições precárias e sem documentação fiscal de origem.

"A situação exigiu apoio especializado do Corpo de Bombeiros de Picos para abertura segura da estrutura, além da utilização de cão farejador da Polícia Civil, que confirmou a presença das substâncias", informou a PRF.

Segundo apuração do g1, o condutor do caminhão relatou aos policiais que teria comprado o veículo em Santarém (PA) por R$ 120 mil, e que estaria levando o caminhão até o Rio Grande do Norte para consertar a cabine, supostamente danificada por um acidente ocorrido há alguns dias.

Questionado pela PRF, o homem não soube dizer o nome da loja onde o conserto seria feito e nem o motivo de se deslocar mais de 1.600 km apenas para realizar esse serviço. Ao fornecer os seus documentos de identificação, foi constatado que ele já foi preso por embriaguez ao volante na sexta-feira (27) no Maranhão, além de ter respondido por roubo no Amazonas em 2005.

Já o proprietário do veículo, de identidade não revelada, já foi preso em flagrante por roubo no estado de Goiás, em 2020.

A oficial investigadora da Polícia Civil, Layara Araújo, afirmou que a PRF identificou contradições na história apresentada pelo motorista do veículo. Devido a isso, os agentes solicitaram ajuda do cão farejador.

“Os agentes pediram o apoio do Titan para acessar os locais que somente o cão conseguiria sentir o odor. Assim que chegamos, ele já ficou eufórico e marcou um lugar específico. Passei ele em outros locais, mas ele sempre voltava para o mesmo lugar e fazia a marcação de onde poderia estar os entorpecentes”, contou a investigadora responsável pelo K9 Titan, Layara Araújo.
Imagem: Divulgação/Polícia Civil do PiauíCão farejador da Polícia Civil encontra drogas em compartimento oculto de caminhão em Picos.(Imagem:Divulgação/Polícia Civil do Piauí)Cão farejador da Polícia Civil encontra drogas em compartimento oculto de caminhão em Picos.

Segundo o superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Piauí, Fabrício Loiola, a quantidade de drogas apreendida abre suspeita de que a ação esteja relacionada com o crime organizado.

“O transporte de um volume de drogas desse tamanho tem, muito provavelmente, uma organização criminosa gigantesca por trás. A prática desses ilícitos, especialmente envolvendo o narcotráfico, em razão da alta lucratividade, fomenta a existência e o fortalecimento dessas instituições”, explicou.

Fabrício Loiola informou ainda que a Polícia Civil do Piauí ficará responsável por investigar a origem dos entorpecentes e a relação com organizações criminosas.

A carga foi recolhida e encaminhada para a Delegacia em Picos, onde será realizada a pesagem oficial e os procedimentos legais cabíveis.


Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: preso, picos, drogas