Mais de 57 mil professores do Piauí podem solicitar a Carteira Nacional Docente; saiba como emitir

08/11/2025 12h45


Fonte Governo do Piauí

Professores do Piauí já podem solicitar a Carteira Nacional do Docente (CNDB), documento oficial e gratuito que garante identificação e acesso a benefícios do Programa Mais Professores para o Brasil. A iniciativa deve alcançar cerca de 2,7 milhões de docentes em todo o país. No Piauí, mais de 57 mil profissionais da educação estão aptos a emitir o documento.

Durante visita ao Piauí, o ministro da Educação, Camilo Santana, ao lado do governador Rafael Fonteles, realizou a entrega simbólica das primeiras 900 carteiras físicas aos profissionais do estado. A CNDB também está disponível em formato digital, com uso imediato após a emissão.
Imagem: Gabriel PaulinoMais de 57 mil professores do Piauí podem solicitar a Carteira Nacional Docente.(Imagem:Gabriel Paulino)

Para ter direito à carteira, é obrigatório exercer atividade docente em instituição de ensino, possuir CPF regular junto à Receita Federal e ter cadastro ativo no e-Social pelo empregador. A solicitação é totalmente online.

Com validade de 10 anos em todo o território nacional, a Carteira Nacional do Docente garante identificação oficial do professor e dá acesso direto aos benefícios do Programa Mais Professores, como vantagens educacionais, apoio à formação continuada, parcerias com instituições públicas e privadas e participação em políticas de valorização do magistério.
Imagem: Reprodução MECO documento tem validade de 10 anos em todo o território nacional e garante identificação oficial do profissional, dando acesso direto a benefícios.(Imagem:Reprodução MEC)O documento tem validade de 10 anos em todo o território nacional e garante identificação oficial do profissional, dando acesso direto a benefícios.

Passo a passo para emitir o documento

1. O primeiro passo é acessar o sistema Mais Professores e fazer login com a conta gov.com. Em seguida, o professor deverá clicar no botão “Solicitar CNDB”.

2. Caso atenda aos critérios, o sistema apresentará, automaticamente, os dados pessoais e informações como vínculos com instituições de ensino, filiação e estado. O professor deverá, então, verificar as informações. Caso estejam corretas, basta clicar no botão “Confirmar dados”. Em caso de erro, será preciso entrar em contato com a instituição empregadora para correção.

3. Após confirmar as informações, o professor deve informar os dados de contato, como endereço completo, e-mail e telefone. É importante ressaltar que todos os campos de preenchimento são obrigatórios. Em seguida, basta clicar em “Confirmar” para enviar as informações.

4. A tela seguinte é para envio da foto que será utilizada na carteira. O professor deve verificar os parâmetros de upload exigidos, disponíveis no link “Orientações para a coleta da foto”, selecionar a imagem e apertar o botão “Enviar foto”.

5. Na sequência, o sistema exibirá uma prévia da CNDB com foto e dados completos. Nessa tela, é importante verificar se todos os dados estão corretos. Em caso positivo, basta confirmar apertando o botão “Confirmar emissão”. Esse passo deve ser feito com cuidado, pois, uma vez confirmados os dados, essa operação não poderá ser desfeita. Em caso de informações erradas, o professor deve clicar no link “Ajustar informações” e corrigir o que for necessário.

6. Na janela final, é possível visualizar uma versão prévia da CNDB que será enviada para casa do professor, no endereço cadastrado. Na tela também será disponibilizada uma versão digital da carteira, que pode ser baixada imediatamente e já dá acesso aos benefícios do programa.
Imagem: Reprodução MECCarteira Nacional Docente(Imagem:Reprodução MEC)


Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews