Mais de 500 mil pessoas que menstruam terão acesso a absorventes gratuitos no PI pelo SUS

29/01/2024 11h08


Fonte ClubeNews

Imagem: G1 A iniciativa integra o programa do Governo Federal, de Proteção e Promoção da Saúde e Dignidade Menstrual.(Imagem:G1 G1)A iniciativa integra o programa do Governo Federal, de Proteção e Promoção da Saúde e Dignidade Menstrual.

No Piauí, mais de 500 mil pessoas que menstruam podem ter acesso a absorventes gratuitos, por meio do programa do Governo Federal, de Proteção e Promoção da Saúde e Dignidade Menstrual, que visa acabar com as dificuldades geradas pela pobreza menstrual.

A distribuição dos absorventes será feita por meio das farmácias que participam do programa Farmácia Popular. No Piauí, são 276 farmácias credenciadas em 120 municípios.

Para participar, é necessário fazer um cadastro no aplicativo Meu SUS Digital para gerar uma autorização de retirada do produto nas farmácias participantes do programa.

Segundo Melissa Farias, assistente Técnica do Programa Farmácia Popular, estudos da Organização das Nações Unidas (ONU) destacam a importância de permitir o acesso a este tipo de insumo para a população, que ajuda a diminuir a evasão escolar e o desemprego.

“ A gente tem dados que um a cada quatro estudantes faltam as aulas por não ter acesso a esse produto”, contou Melissa Farias.

Serão contemplados pela iniciativa, os estudantes da rede pública com renda familiar de até meio salário mínimo, pessoas em situação de rua e a população carcerária.

As pessoas que com dificuldade em gerar o documento podem procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou equipes da assistência social, como os Centros de Referência em Assistência Social (Cras), Centros Pop ou equipes do Consultório na Rua.

Confira o passo a passo de como retirar o absorvente:

Quem tem direito
  • Pessoas com idade entre 10 e 49 anos (considerada como idade fértil) e que estão inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal. Além disso, é necessário estar em uma das seguintes situações:
  • Estar em situação de vulnerabilidade social extrema (renda familiar mensal de até R$ 218 por pessoa);
  • Ser estudante da rede pública de ensino e de baixa renda (meio salário mínimo);
  • Estar em situação de rua.

Como retirar o absorvente gratuito

Onde retirar o absorvente

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui