Mais de 5 mil eleitores voltam às urnas para eleições suplementares em Murici Portelas neste domingo

13/03/2022 11h55


Fonte G1

 Imagem: Reprodução
A decisão acolheu o pedido da chapa opositora, que alegou que a candidata não poderia concorrer à eleição por ter sido condenada em segunda instância, no Tribunal de Justiça do Pia(Imagem:Reprodução)
Os eleitores de Murici dos Portelas, a 272 km ao Norte de Teresina, voltam às urnas para escolher a nova prefeita da cidade no próximo domingo (13).

Duas candidatas concorrem no pleito suplementar: Francisca das Chagas Correia de Sousa, a Chaguinha da Saúde (PSD) e Auridea Santos Portela (PTB), que terá o nome na urna, mas está com a candidatura sub júdice. A prefeita eleita, Ana Lina Cunha (PSD), em 2020 foi cassada em novembro do ano passado.

O juiz da 33ª Zona Eleitoral (de Buriti dos Lopes), José Carlos da Fonseca Lima Amorim, indeferiu o registro de candidatura de Auridea Santos.

A decisão acolheu o pedido da chapa opositora, que alegou que a candidata não poderia concorrer à eleição por ter sido condenada em segunda instância, no Tribunal de Justiça do Piauí, por crime previsto na antiga Lei de Licitações, ao realizar contratação sem licitação.

A assessoria de Auridea Santos recorreu do indeferimento e informou ao g1 que o nome da candidata vai continuar na urna por não haver tempo para substituição.

“Nosso setor jurídico entrará com recurso, pois a lei de licitação pela qual ela foi condenada nem existe mais”, destacou a assessoria da candidata.
A coligação enviou um recurso pedindo reconsideração da sentença para a Zona Eleitoral, mas nesta quarta-feira (9) o juiz manteve sua decisão inicial. Agora, a candidata vai recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral.

“Os impugnantes têm três dias para apresentar as contra razões para serem encaminhadas ao TRE”, explicou o Chefe de Cartório da 33ª Zona Eleitoral, Rafael Mota.
Mota completa que “com o recurso ela está apta para ir à urna como candidata sub judice”. Não há previsão para o recurso ser julgado pelo TRE.