Mais de 400 pessoas são diagnosticadas com Aids por ano no Piauí, revela Sesapi

02/12/2017 08h32


Fonte Cidade Verde

O Dia Mundial da Luta contra a Aids é comemorado no dia 1º de dezembro. Dados da secretaria estadual de Saúde (Sesapi) revelam que nos últimos nove anos uma média de 462 pessoas foi infectada anualmente pela doença, totalizando 4.162 diagnósticos de 2007 a 2016.

Deste total, 67,9% pessoas infectadas são homens. Também foi constatado pela Sesapi que nos últimos anos a faixa etária mais acometida é a de 20 a 34 anos, representando 48% dos casos.

Os números apresentam tendência de aumento, segundo a enfermeira da coordenação de Doenças Transmissíveis da Sesapi, Meire Silva. A estratégia da secretaria para prevenir a doença no Piauí é realizar diagnóstico precoce do HIV e tratar os casos para diminuir o número de infecções.

A secretaria também tem incentivado todos os municípios a fazerem suas programações locais de acordo com sua realidade, ofertando material educativo e preservativos para desenvolver as campanhas.

O Ministério da Saúde tem a meta de que até 2020, 90% dos casos sejam diagnosticados e tratados, essa meta foi passada para todo o país e o Piauí desenvolve atividades de busca dos casos por meio de testes rápidos do “Fique Sabendo”, ofertados gratuitamente pelo Governo. Durante a próxima semana a Sesapi realizará uma programação voltada para o combate, prevenção e diagnóstico da AIDS.


Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: casos, sesapi, secretaria