Mais de 40 casos de violência contra animais foram registrados desde janeiro no Piauí

25/08/2020 14h43


Fonte G1 PI

Mais de quarenta boletins de ocorrência envolvendo casos de violência contra animais foram registrados entre janeiro e julho deste ano no Piauí. Entre os casos mais recentes, há o de dois cães envenenados em menos de 12 horas em Teresina. Uma mulher foi presa em flagrante com substâncias que seriam veneno, sob suspeita de ser a responsável pelo crime.

Para Larissa Marques, presidente da Comissão de proteção a animais da OAB-PI, é necessária uma fiscalização mais rigorosa sobre a substância conhecida como "chumbinho", muito usada para matar animais envenenados.

“Todos esses crimes devem ser denunciados à policia, para que haja o encaminhamento desse inquérito e a pessoa que pratica esses maus-tratos responda perante a justiça”, declarou.

Quem pratica abuso, mutilação e maus-tratos a animais comete crime ambiental e pode ser submetido(a) a pena de três meses a um ano de detenção ou multa.

Denúncias

Em três anos de funcionamento, a Delegacia de proteção ao Meio Ambiente recebeu 133 denúncias de violências contra animais. Em 2020, foram 41 ocorrências desse tipo de crime até o momento. Nove dessas denúncias se referem a "zoocídios", ato de assassinar animais.

De acordo com a delegada Edenilza Viana, em casos desta natureza é preciso uma investigação para colher provas.

“A equipe da Delegacia vai ao local da denúncia, averigua a procedência dos maus-tratos, sempre verifica o local e o animal, se tem água, alimento, se está acorrentado. Por isso, é importante que a população traga o mínimo de provas do que está relatando”,
orientou.

As denúncias podem ser feitas de forma presencial, na Delegacia de proteção ao Meio Ambiente, localizada na avenida Raul Lopes, e também de forma anônima pelo telefone (86) 3230-2025 ou pelo site da Polícia Civil.

Tópicos: animais, crime, casos