Mais de 2,6 milhões de eleitores vão às urnas neste domingo (6) no Piauí

06/10/2024 09h25


Fonte Portal Clube News

Imagem: Tomaz Silva/Agência BrasilOs eleitores serão distribuídos entre os 3.560 locais de votação do estado.(Imagem:Tomaz Silva/Agência Brasil)Os eleitores serão distribuídos entre os 3.560 locais de votação do estado.

O primeiro turno das eleições municipais de 2024 acontece neste domingo (6). No Piauí, 2.698.764 eleitores estão aptos a votar, sendo que 94,82% possuem biometria. Em todo o Brasil, o total de eleitores chega a 155.912.680 eleitores.

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI), são 1.386.221 homens e 1.312.542 mulheres estão habilitados para participar do pleito. Os eleitores serão distribuídos entre os 3.560 locais de votação do estado.

O voto é obrigatório para quem tem entre 18 e 70 anos e facultativo para os analfabetos e os maiores de 70. Os jovens de 16 e 17 anos também têm o voto facultativo. Para poderem votar, é preciso que tenham tirado o título e ele esteja em situação regular.

Documentos necessários

Para votar, basta apresentar um documento oficial com foto à mesa receptora de votos ou o aplicativo e-Título. No entanto, para se identificar apenas com o e-Título, é necessário que o aplicativo mostre a foto da eleitora ou do eleitor.

Entre os documentos aceitos para a votação estão RG, passaporte, certificado de reservista, carteira de trabalho ou de categoria profissional reconhecida por lei, ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Os documentos digitais (RG e CNH) também são aceitos.

Imagem: (Foto: Carlienne Carpaso)Título de Eleitor (Imagem:(Foto: Carlienne Carpaso))Título de Eleitor 

O que é permitido?

É permitida ao eleitorado a manifestação individual e silenciosa por partido ou candidato, como o uso de bandeiras, broches, adesivos e camisetas.

Por outro lado, até o término da votação, não pode haver aglomeração de pessoas, manifestação coletiva ou aliciamento de eleitores, com camisas e outros adereços padronizados.

O uso do celular na cabina de votação é proibido. Antes de se dirigir à urna, a eleitora ou o eleitor deve desligar o aparelho e deixá-lo no local indicado pelos mesários. Máquinas fotográficas, filmadoras, equipamento de radiocomunicação ou qualquer instrumento que possa comprometer o sigilo do voto também estão proibidos.

Nas 48 horas que antecedem a eleição e nas 24 horas após o pleito, é proibida a circulação de pessoas armadas no perímetro de 100 metros dos locais de votação. O porte de armamento só será permitido a integrantes das forças de segurança.

Imagem: Jonas CarvalhoCentro Estadual de Tempo Integral Professora Maria de Lourdes Rebelo(Imagem:Jonas Carvalho)Centro Estadual de Tempo Integral Professora Maria de Lourdes Rebelo

Reforço na segurança

Cerca de 6.500 policiais militares viajaram, na quinta-feira (3), aos municípios do interior do Piauí para reforçar a segurança no dia das eleições. As cidades maiores e com previsão de maior tensão eleitoral receberam um reforço a mais, com o envio de 16 coronéis da PM.

O Exército Brasileiro também participará do esquema de segurança, com 200 viaturas militares e 5 mil soldados. A decisão foi deliberada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), após requisição do TRE-PI.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: voto, tre-pi, urnas