Mais de 220 detentos são inscritos para fazer provas do Enem no Piauí

25/10/2015 08h40


Fonte G1 PI

Encerraram na sexta-feira (23) as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no sistema penitenciário. A Secretaria de Estado da Justiça do Piauí inscreveu 223 internos.

Neste ano, mais duas unidades prisionais foram inseridas para que os detentos possam fazer o Enem: Penitenciária de Oeiras e Casa de Detenção de Altos. Desse modo, os presos de 12 penitenciárias do Piauí, no total, vão participar do exame, cujas provas serão realizadas nos dias 1 e 2 de dezembro.

Imagem: Patrícia Andrade/G1Mais de 140 presos farão Enem para garantir certificado do ensino médio.(Imagem:Patrícia Andrade/G1)Mais de 140 presos farão Enem para garantir certificado do ensino médio.

Dos 223 inscritos, 147 reeducandos realizam o Enem para garantirem o Certificado de Conclusão do ensino médio. Estes detentos cursam a 6ª etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA), correspondente ao 1º e 2º anos do ensino regular. Se eles atingirem nota suficiente, concluem o ensino médio.

Os outros 76 detentos, que cursam a 7ª etapa da EJA, farão o Enem concorrendo às vagas no ensino superior. O Exame nas penitenciárias do Piauí seguirá os mesmos moldes do aplicado em todo país nos dias 24 e 25 de outubro. As provas serão realizadas nas respectivas unidades prisionais.

No primeiro dia, os internos terão 4 horas e 30 minutos para responder às provas referentes a Ciências Humanas e Naturais. No segundo dia, serão 5 horas e 30 minutos para responder às provas de Línguas Estrangeiras, Matemática e a Redação.

De acordo com a Coordenação de Ensino Prisional da Secretaria de Justiça do Piauí, hoje, cerca de 600 detentos estão estudando dentro do sistema penitenciário do Estado. Seis já fazem curso superiore e a meta da Sejus é aumentar esse número.

"É uma grande oportunidade para aqueles que querem mudar de vida. Através da educação, os reeducandos terão mais chances no mercado de trabalho, tornando-se pessoas com uma nova visão de mundo", pontua Jussyara Valente, coordenadora de Ensino Prisional.

O secretário de Justiça, Daniel Oliveira, salienta que vários programas educacionais são desenvolvidos, atualmente, nas penitenciárias e que a meta do Governo do Estado é dobrar o número de pessoas estudando no sistema em 2016.

"Temos o Projeto Leitura Livre, o Pronatec Justiça, módulos de ensino e bibliotecas, a EJA e o Mais Saber, dentre outros programas e ações de educação nas penitenciárias, todas voltadas à transformação de vidas, à humanização e à ressocialização dessas pessoas",
pontua o gestor.

Tópicos: enem, detentos, provas