Mais de 21 mil novas empresas foram abertas no Piauí no primeiro semestre deste ano

15/07/2025 10h46


Fonte Governo do Piauí

 Imagem: Divulgação/Governo do Piauí
Mais de 21 mil novas empresas foram abertas no Piauí no primeiro semestre deste ano(Imagem:Reprodução)Mais de 21 mil novas empresas foram abertas no Piauí no primeiro semestre deste ano

O primeiro semestre de 2025 apresentou um saldo positivo na formalização de novos negócios no Piauí. De janeiro a junho, foram abertas 21.088 empresas no estado, o que representa um crescimento de 29,03% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 16.344 novos empreendimentos.

Segundo dados da Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi), entre as empresas formalizadas neste ano, 15.303 correspondem a microempreendedores individuais (MEIs) registrados pela Receita Federal. Já 5.785 empresários se formalizaram diretamente por meio da Jucepi.

A presidente da Jucepi, Alzenir Porto, comemorou os avanços e ressaltou a importância da tecnologia para o desenvolvimento do ambiente de negócios no estado. “Esse resultado é fruto de um trabalho contínuo de modernização e integração entre os órgãos. O Piauí tem se destacado nacionalmente por oferecer um ambiente mais ágil, seguro e favorável ao empreendedor. Isso representa mais oportunidades, geração de renda e desenvolvimento econômico para o nosso estado”, disse a gestora.

Entre os setores que mais buscaram formalização, destaca-se o comércio (34,40%), transporte, armazenagem e correio (11,86%), e os ramos de alojamento e alimentação (8,91%), refletindo uma tendência de fortalecimento das atividades essenciais e de serviços no estado.

Tempo recorde na abertura de empresas

Em junho, o estado bateu o próprio recorde e permaneceu em primeiro lugar no ranking nacional da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), posição que tinha alcançado no mês anterior, mas agora com um tempo médio total recorde de 5 horas e 37 minutos para abertura de empresas, considerando a participação dos municípios no processo.

Este resultado é atribuído à modernização dos serviços e ao avanço da digitalização da Jucepi na gestão do governador Rafael Fonteles. Graças à simplificação de processos, a Jucepi alcançou, em maio deste ano, o tempo médio de 16 minutos para o registro de empresas, o menor tempo já obtido no estado.



Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: estado, empresas, recorde