Mais de 200 pessoas já foram detidas por embriaguez ao volante no PI

15/12/2025 10h17


Fonte G1 PI

Imagem: Divulgação/PRFTrês pessoas foram detidas por embriaguez ao volante durante o último final de semana.(Imagem:Divulgação/PRF)Três pessoas foram detidas por embriaguez ao volante durante o último final de semana.

Um total de 210 pessoas já foram detidas por dirigir sob influência de álcool até o momento em 2025, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF). A infração pode gerar multa, retenção do veículo, suspensão do direito de dirigir e prisão prevista de 6 meses a 3 anos.

Somente no último sábado (13), três pessoas foram detidas por embriaguez ao volante nos trechos da BR-316 no Piauí. Um deles tentou fugir da fiscalização na cidade de Alegrete do Piauí, mas foi perseguido e autuado pelos agentes.

Quase 110 mil testes do bafômetro já foram realizados pela PRF em 2025, mas o teste não é obrigatório - cerca de 1.400 pessoas recusaram a prática neste ano. O aparelho calcula a quantidade de álcool em mililitro por litro de ar nos pulmões.

"A embriaguez ao volante tem 3 desdobramentos: pode ser uma infração de trânsito, quando o bafômetro resulta em 0,33ml ou menos. Pode ser crime quando o teste resulta em um valor acima desse, e isso implica na multa e detenção. Outro desdobramento é a recusa, mas a pessoa ainda é multada e autuada, além da retenção de veículo", explica o inspetor Wenes Alexandre.

O inspetor ainda ressalta que, durante as festas de final de ano, as fiscalizações preveem um aumento nesses registros.

Os dados da Secretaria de Segurança Pública do estado registraram um aumento de 20% nos índices de alcoolemia de motoristas em relação ao ano de 2024. Foram 1.853 pessoas encontradas dirigindo alcoolizadas em estradas do Piauí pela SSP até o momento.

Tópicos: pessoas, embriaguez, piau?