Maioria dos atendimentos do Samu são para acidentes com motos no PI

29/03/2016 15h39


Fonte G1 PI

Imagem: ReproduçãoClique para ampliarMaioria dos atendimentos do Samu são para acidentes com motos no PI(Imagem:Reprodução)

A maioria das chamadas de acidentes que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) recebe diariamente é de motociclistas seja por colisões, batidas ou qualquer outro motivo. Segundo informações do diretor geral do Samu, Marcelo Benício, esses pacientes apresentam quadro de múltiplas fraturas e traumatismo craniano devido falta de proteção e imprudência.

“A maioria dos pacientes atendidos são vítimas de colisão de moto. São pacientes graves com fraturas múltiplas, traumatismo cranioencefálico, porque as motos conduzem quatro pessoas. Já teve situação da gente encontrar colisão de duas motos envolvendo oito pacientes e a gente tem observado também que a maioria não tem equipamento de proteção, capacete. Alguns estão alcoolizados e envolve também crianças”,
declarou.

Em 2015, as onze ambulâncias do Samu em Teresina atenderam quase seis mil ocorrências envolvendo acidentes de trânsito, a maioria com motos. O diretor explica que as ocorrências são tantas que se não houvesse acidentes envolvendo motociclistas na capital por um dia, o serviço de atendimento móvel não iria ter muitas demandas. “A gente tava fazendo uma comparação e se colocassem Teresina um dia sem atendimento de moto, praticamente o Samu ia parar de trabalhar”, explicou.

Os números da maior emergência do estado apontam que entre carros e atropelamentos, foram quase dois mil acidentes de moto só esse ano. Para alertar motoristas e educá-los para que diminuam os números de acidentes envolvendo motos, um grupo de profissionais do Hospital de Urgência de Teresina, Samu com apoio do Conselho Regional de Medicina (CRM) e instituições nacionais, criaram uma campanha para conscientizá-los.

“É uma campanha que a gente tem colocado o nosso lado, o nosso ponto de vista acerca daqueles que estão do outro lado assistindo e vendo o sofrimento dos pacientes e que nos unimos a esse sofrimento no sentido de reduzir. Esses acidentados de moto não usam capacete, não são habilitados, estão alcoolizados. Então, infelizmente, essa expectativa nossa é de tentar sensibilizar essas pessoas em relação a educação”,
explicou a médica intensivista, Arthemis Moreira.

Dispositivo a favor da vida

Um dispositivo foi criado no Piauí para impedir que motociclistas não andem de moto sem colocar o capacete e afivelar a cinta jugular. A ferramenta, que ainda está em fase de testes, foi criada pelo empresário piauiense Agamenon Santa Cruz, depois de ver um familiar sofrer um acidente pela falta de capacete. O aparelho foi criado devido ao número de acidentes envolvendo moto cujas vítimas que sofrem traumatismo craniano.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: acidentes, motos, samu