Maio Amarelo: Sesapi participa da abertura da campanha em cidade do Piauí

07/05/2022 09h07


Fonte meionorte.com

Imagem: DivulgaçãoSesapi participa da abertura da campanha em cidade do Piauí(Imagem:Divulgação)Sesapi participa da abertura da campanha em cidade do Piauí

O lançamento estadual da campanha Maio Amarelo foi realizado pela equipe técnica da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí na manhã desta sexta-feira (06). O lançamento aconteceu na Câmara Municipal de São Raimundo Nonato e contou com a presença de representantes da Sesapi; Setrans; Detran; Polícia Rodoviária Federal(PRF); OAB; coordenadora do Programa Vida no Trânsito de Piripiri e o secretário de Saúde de Piripiri.

Durante o evento foram apresentados dados a respeito da segurança no trânsito no Piauí, bem como no território da Serra da Capivara. Em 2021 a região registrou 334 casos de acidentes de trânsito, em 2022, a região registrou até abril mais de 400 casos. Em relação aos óbitos, em 2021 a região registrou 35 óbitos. Na oportunidade, também foram realizadas ações educativas sobre a segurança junto aos condutores.

O Maio Amarelo foi criado pelo Observatório Nacional de Segurança viária em 2014, com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para os indicadores de trânsito, reduzindo assim o número de acidentes e consequentemente a quantidade de óbitos e feridos no trânsito.

Redução de indicadores

A coordenadora de epidemiologia da Sesapi, Amélia Costa, destaca que a realização anual do evento é essencial para buscar a redução dos indicadores de óbitos no trânsito do estado.

"Com esta abertura estamos buscando integrar todas as ações de órgãos responsáveis pela segurança e conscientização no trânsito. Com essa integração, teremos um trabalho mais efetivo em todos os âmbitos, atingindo melhor o nosso objetivo de redução de acidentes e dessa forma a redução de óbitos e de pessoas com sequelas", apontou a coordenadora.

Necessidades de ações educativas

Alexsandro Lima, chefe da unidade regional de segurança viária da PRF, destacou que os efeitos da campanha do Maio Amarelo são bem positivos e perceptíveis durante os trabalhos de fiscalização desempenhados pela PRF.

"A PRF vem tendo um foco especial nesse trabalho de conscientização da sociedade civil organizada como prevenção dos acidentes de trânsito. Infelizmente, nós ainda constatamos índices elevados de acidentes e óbitos em alguns locais. Em 2021, a PRF registrou 1135 acidentes sendo 418 deles de natureza grave, e dentre esses acidentes tivemos o registro ainda de 130 óbitos. Dessa forma, observamos a importância de continuarmos a fiscalização ostensiva que já vem sendo feita e de trabalharmos de forma integrada focando na educação do nosso trânsito, buscando a segurança da nossa população".

Educação no trânsito


O coordenador-geral das regionais de saúde, Gerardo Rebelo, destacou que a integração das atividades dos diversos órgãos leva mais qualidade para os trabalhos realizados no viés da educação no trânsito. "O Maio Amarelo e o Programa Vida no Trânsito são ações de saúde pública essenciais pra modificar os índices de pessoas acidentadas dentro do nosso sistema de saúde. Temos o orgulho de trabalhar essa temática com total apoio da nossa governadora Regina Sousa e do nosso secretário de Estado da Saúde Neris Júnior", colocou o coronel.

Resultados

O evento também contou com a presença do secretário de saúde de Piripiri, município onde o programa Vida no Trânsito já tem sido trabalhado. Gabriel Mauriz destacou que desde o início do programa foi perceptivo os benefícios que os trabalhos de conscientização trouxeram para o trânsito do município.

"Desde a instalação do programa temos observado que a partir da educação em saúde e da conscientização da população sobre a segurança no trânsito nós tivemos uma redução dos acidentes e das demandas que estes acidentes levavam para nosso sistema de saúde público, gerando assim um trânsito mais saudável e seguro para a população".

Ainda neste mês as equipes da Fesapi também estarão presentes em Piripiri e Campo Maior para mais trabalhos de conscientização para a segurança no trânsito.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: programa, sa?de, indicadores