Mãe dá nome de Samuel a bebê que nasceu em ambulância do Samu no PI

26/03/2016 08h12


Fonte G1 PI

Depois de dar a luz ao quarto filho dentro de uma ambulância em Teresina, a dona de casa Claudia Maria Dias, 44 anos, resolveu homenagear a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) colocando o nome do filho de Samuel. O parto e a homenagem emocionaram os socorristas Girleno Franci e Manoel Almeida.

A criança nasceu às 8h30 do sábado (19) pesando 3.800 kg e medindo 47 cm, após a mãe passar mais de 10 horas em trabalho de parto. Claudia Maria relatou ao G1 que começou a sentir as primeiras contrações na noite de sexta-feira (18), mas decidiu acionar o Samu somente por volta das 7h40 do sábado, quando as dores ficaram mais intensas.

“A ambulância chegou rápido, mas quando estávamos a caminho da maternidade eu falei ao enfermeiro que o bebê estava nascendo e logo o menino surgiu nas mãos dele. O atendimento foi ótimo, adorei a atenção da equipe comigo e com meu filho”,
lembrou.

Sobre a escolha do nome do filho, a dona de casa diz que surgiu de forma espontânea. Claudia só soube que era um menino no momento do parto, pois ainda não tinha feito nenhuma ultrassom que identificasse o sexo do bebê.

“Quando eles me informaram que tinha trazido ao mundo um garoto não pensei duas vezes em chamá-lo de Samuel. Eles perguntaram qual era o nome do bebê e imediatamente disse: Samuel em homenagem ao Samu e à equipe de socorristas”,
lembrou.

O gesto da mãe emocionou os socorristas. Girleno Franci é técnico de enfermagem há nove anos e trabalha no Samu de Teresina há dois anos. Para ele, fazer o parto de Samuel foi algo inesquecível.

“Eu fiquei surpreso quando ouvi o nome da criança. Já estava bastante emocionado em poder ajudar no parto e não contive a emoção quando ela disse que estava nos homenageando. Eu tenho três filhos, mas não vi o nascimento de nenhum deles porque na época os pais não acompanhavam o parto. Vê o nascimento de Samuel foi uma realização pessoal e profissional, pois foi o primeiro parto que fiz dentro de uma ambulância. É uma sensação de dever cumprido”, falou Girleno.

Imagem: Gilcilene Araujo/G1Técnico em enfermagem diz que parto e homenagem foram inesquecíveis.(Imagem:Gilcilene Araujo/G1)Técnico em enfermagem diz que parto e homenagem foram inesquecíveis.

Já para Manoel Almeida, o nascimento de crianças dentro de ambulância não é algo incomum. Socorrista há 26 anos, ele perdeu as contas de quantos bebês ajudou a trazer ao mundo.

“Sou do tempo do SOS e, naquela época, era comum as mães chamarem a ambulância quando estavam em trabalho de parto. Vi muitos bebês nascendo, mas confesso que o nascimento do Samuel me comoveu porque o nome dele é a junção de Samu com Manoel”,
brincou.

Visita após o parto

Esta semana os socorristas foram visitar o pequeno Samuel e descobriram que pela segunda vez, a dona de casa Claudia Maria teve um filho dentro de uma ambulância. Conforme ela, seu segundo filho também nasceu com ajuda de socorristas a caminho da maternidade.

“Eles são anjos na minha vida. Depositei a confiança neles e em Deus. Por isso meu filho Samuel terá o apelido de Samu”,
finalizou.

Imagem: Gilcilene Araujo/G1Dona de casa recebeu equipe que ajudou no parto do Samuel em Teresina.(Imagem:Gilcilene Araujo/G1)Dona de casa recebeu equipe que ajudou no parto do Samuel em Teresina.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: ambulância, parto, samu