Mãe autoriza aborto em filha de 12 anos grávida após estupro de tio

10/07/2015 07h10


Fonte G1 PI

Imagem: Gilcilene Araújo/G1Mãe assinou a autorização para o procedimento de aborto nesta quinta-feira.(Imagem:Gilcilene Araújo/G1)Mãe assinou a autorização para o procedimento de aborto nesta quinta-feira.

A mãe da adolescente de 12 anos grávida após estupro autorizou nesta quinta-feira (9) o procedimento de aborto na filha. A informação foi confirmada pela conselheira tutelar Socorro Arraes, que explicou aguardar agora somente o retorno da direção da Maternidade Dona Evangelina Rosa nos próximos dias.

"A autorização foi assinada na sede do Serviço de Atenção à Mulher Vítima de Violência Sexual, com a presença de um advogado da OAB. O documento vai passar pelas mãos do diretor da maternidade, mas o fato é que este procedimento deve acontecer o mais breve possível", contou a conselheira.

A vítima foi estuprada pelo tio e está grávida de oito semanas. A Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente pediu a prisão preventiva do suspeito, que continua foragido. Desde outubro do ano passado a garota é acompanhada pelo Conselho Tutelar, quando a mãe denunciou o suspeito após relatos de vizinhos de que ele rondava a menina e o caso foi arquivado pela polícia.

"Naquela época o tio foi acusado de ato libidinoso, que também configura estupro de vulnerável. Apesar disso a delegada não pediu a sua prisão preventiva, porque não achou consistência nos depoimentos e liberou o suspeito. No entanto, ele não envadiu-se do local e meses depois voltou a procurar a garota",
explicou.

Segundo o depoimento da adolescente, o estupro que gerou a gravidez aconteceu em abril deste ano na casa do suspeito, na Zona Leste de Teresina, e após o ato chegou a receber ameaças do tio. Já no dia 15 de junho, o tio abordou a vítima no caminha da escola e com uma arma a obrigou ir para um matagal. "Ele novamente a estuprou. A vítima se sentindo acuada, psicológico abalado, fugiu e contou a mãe, que então procurou o conselho e fez a denúncia", relatou Socorro Arreas.

Até a realização do aborto a garota ficará sob os cuidados de psicólogos e da maternidade. Depois do procedimento, ela terá acompanhamento de assistentes sociais do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). O tio suspeito de estupro continua foragido.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: vítima, estupro, suspeito