Lula visita Teresina nesta quinta e lança obras do PAC e Plano Brasil Sem Fome no Piauí

31/08/2023 10h32


Fonte Governo Federal

Imagem: Ricardo Stuckert/PRPresidente da República, Luís Inácio Lula da Silva (PT).(Imagem:Ricardo Stuckert/PR)Presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva (PT).

O presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva (PT), visita Teresina (PI) nesta quinta-feira (31). Lula participará das cerimônias de Anúncio dos Empreendimentos do PAC no Estado do Piauí e de Lançamento do Plano Brasil Sem Fome.

Lula desembarcou por volta das 10h10 de hoje (31) no aeroporto de Teresina (PI) acompanhado de ministros e deputados federais. Essa é a primeira vez que ele vem ao Piauí como presidente eleito.

Agenda

Nesta quinta-feira, às 10h30, Lula participará da Cerimônia de Anúncio dos Empreendimentos do PAC no Estado do Piauí, no Centro de Convenções de Teresina, Avenida Marechal Castelo Branco, 1275, Cabral – Teresina – PI.

Às 16h, participará da Cerimônia de Lançamento do Plano Brasil Sem Fome, no Theresina Hall, Avenida Raul Lopes, 2727, Ininga – Teresina – PI.

Brasil Sem Fome

O Plano Brasil Sem Fome “integra 80 políticas e ações sociais, tem 100 metas e prevê mobilizações de estados, municípios e sociedade civil”, segundo o Governo Federal.

Conforme Governo Federal, “o lançamento contará com representantes dos 24 ministérios que compõem a Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN)”.

O plano está dividido em três eixos principais: acesso à renda, ao trabalho e à cidadania, alimentação adequada e saudável, da produção ao consumo e mobilização para o combate à Fome.

OS EIXOS DO PLANO BRASIL SEM FOME

EIXO 1

No eixo de acesso à renda, ao trabalho e à cidadania, serão integradas as políticas que envolvem o Bolsa Família, a Busca Ativa, a valorização do salário mínimo, a inclusão produtiva e a capacitação profissional, além do Programa Nacional de Alimentação no Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Também haverá um mapeamento e integração dos benefícios sociais existentes em Estados e municípios.

EIXO 2

Quando se trata de alimentação adequada e saudável, o Plano Brasil Sem Fome prevê ações da produção ao consumo integrando ações envolvendo o Plano Safra da Agricultura Familiar, a segurança alimentar nas cidades, o combate ao desperdício, uma Política Agroecológica, a Política Nacional de Abastecimento, o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o Fomento Rural e a formação de estoques de alimentos.

EIXO 3

Na Mobilização para o Combate à Fome, o plano prevê o fortalecimento do Sisan, a adesão de estados, municípios e entes federativos, caravanas que acontecerão em todo o Brasil na campanha por um Brasil Sem Fome e a organização de uma rede de iniciativas da sociedade civil.


Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: lula, fome, programa