"Liberação de recursos descentraliza cultura", afirma Fábio Novo

03/07/2017 13h46


Fonte Cidadeverde.com

A partir de agora, 80 pontos de cultura existentes em todas as regiões do Piauí receberão recursos para manterem seus projetos. O governo do Estado assina nesta segunda-feira (3) a liberação imediata de mais de R$ 6 milhões que serão repassados ao pontos de vários municípios para reforçar ações em diversas aéreas culturais.

O secretário de Cultura do Piauí, Fábio Novo, esclareceu que vem desde o ano passado realizando o trabalho de reorganização da rede para que ela pudesse voltar a receber os recursos.

"No Piauí temos uma rede de oitenta pontos que estava muito desorganizada e passamso um ano e meio reorganizando a parte burocrática, documentação, prestação de contas e colocando-os na perspectiva de que rs estivessem aptos a voltarem a receber os recursos. O Estado cumpriu agora que era pagar as contrapartidas que estavam em atraso e isso faz com que agora esses pontos, que tem parcelas a receber, possam fluir com seus projetos",
esclareceu o secretário.

De acordo com Fábio Novo, a liberação dos recursos representa uma das ações mais importantes da descentralização do fazer cultural porque atende as mais diversificadas ações em todas as regiões do Estado, como na artesanato, na revitalização do boi, do reisado, teatro, dança, música. "Inclusive elas valorizam o que de mais destaque tem a área cultural de cada região", afirmou.

O secretário informou que ainda hoje, 20 desses pontos estarão recebendo cada uma das suas primeiras parcelas de R$ 60 mil e que há um cronograma a ser respeitado para que todos eles possam receber, uma vez que agora estão com as prestações de contas em dia. Alguns dos municípios que irão receber são Teresina, Batalha, Miguel Alves, Boa hora, São João da Varjota, Vila Nova e Alegrete.

A solenidade acontece no Palácio de Karnak com a presença do governador Wellington Dias, que assinou a liberação.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: estado, cultura, recursos