Lei proíbe passageiros de ouvir som de celular dentro de ônibus no Piauí

31/07/2014 08h58


Fonte G1 PI

Imagem: Marco Freitas/G1Clique para ampliarUsuários reclamam da demora dos ônibus em Teresina.(Imagem:Marco Freitas/G1)

Quem adora ouvir um som no volume máximo do aparelho de celular vai ter que mudar de comportamento, pelo menos dentro do transporte coletivo de Teresina. Já está em rigor uma Lei que proíbe os passageiros de ouvir músicas no interior de ônibus, vans, e metrôs da capital, a não ser que seja com fones de ouvido.

O projeto é de autoria da vereadora Teresinha Medeiros (PPS) e quem desrespeitar a legislação poderá pagar multa de R$ 300.

Dentro dos ônibus o aviso “proibido o uso de celular em serviço” não deixa dúvidas. No entanto, não é só isso que tira a atenção de um motorista de ônibus. “O próprio barulho do trânsito, como o cano de descarga das motos com cadrom e quando alguém do lado com celular no volume máximo, também é chato”, disse o motorista José Ramos.

O novo vilão do transporte público é o barulho emitido pelo aparelho de celular quando toca música em alto e bom som. “No calor de 40° você já sai do serviço e senta no ônibus para ir para casa e fica ouvindo um barulho muito alto. É claro que incomoda”, afirma a dona de casa Janete Silva.

O fone de ouvido é a alternativa para quem quer continuar ouvindo o som de aparelhos portáteis, mas sem ferir a Lei que prevê punição com pagamento de multa no valor de R$ 300 para quem incomodar outros passageiros e também o motorista.

Para a promotora de vendas Ivete Dias, a Lei é uma forma de garantir o respeito às pessoas que se sentem incomodadas com o barulho. “Por que não ouvem o som só para si? Não tenho costume de usar som no ônibus e também não gosto de incomodar as outras pessoas”, disse.

A nova lei visa proteger o sossego dos passageiros e a segurança do motorista na condução do ônibus. Estudiosos afirmam que a cada três quilômetros percorridos, o guia do veículo faz 400 observações e toma, em média, 40 decisões. Se a atenção for comprometida o descuido pode ser fatal.

“Um barulho pode desviar a atenção de um motorista profissional e disso pode surgir um acidente leve ou até mesmo grave nas vias de trânsito”, alerta a psicóloga Débora Paulo.

O comerciante José Brito disse que a Lei pode servir de exemplo porque sempre usa o fone de ouvido. “Nunca ouvi o som com o volume alto no celular, porque sei que incomoda as pessoas ao redor”, disse seu José.

A lei também vale para quem usar o telefone na função viva voz. De acordo com a Superintendência Municipal de Trânsito (Strans) ainda não foi definida como será feita a fiscalização e a lei ainda está sendo estudada.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook