Lei institui homenagens aos profissionais que atuam no combate à Covid-19 no Piauí

07/09/2021 09h00


Fonte G1 PI

Imagem: ReproduçãoLei institui homenagens aos profissionais que atuam no combate à Covid-19 no Piauí(Imagem:Reprodução)Lei institui homenagens aos profissionais que atuam no combate à Covid-19 no Piauí

O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), sancionou uma lei que institui no calendário oficial de eventos do estado a “Semana em Homenagem aos Heróis no Enfrentamento à Covid-19”. A lei foi sancionada e publicada no Diário Oficial do Estado na sexta-feira (3).

As celebrações devem iniciar a partir do dia 19 de março, data em que diversas medidas foram adotadas em todo o país para barrar o avanço do novo coronavírus.

O objetivo é reconhecer e valorizar a atuação de vários profissionais durante o enfrentamento da pandemia da Covid-19, principalmente aqueles que tiveram suas vidas perdidas pela doença. Além disso, conforme o documento, as homenagens têm como intuito a conscientização e orientação da população sobre os protocolos para evitar contágio e proliferação do coronavírus e outras doenças virais.

Aranucha Oliveira, esposa do diretor do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Teresina, José Ivaldo de Oliveira, que faleceu em decorrência da Covid-19 em julho de 2020, disse que a lei traz conforto por dar o devido reconhecimento aos profissionais que atuaram na linha de frente no combate à doença.

“Na época, ele era diretor do Samu, então ficou responsável por toda a organização em um momento que não tínhamos ideia do que se tratava o coronavírus. Encarar o luto não é fácil, até pela forma como o perdemos, pelo exercício da sua profissão", afirmou a viúva ao G1.

Um ano e dois meses após o falecimento de José Ivaldo, Aranucha contou que o grande desafio é fazer com que os dois filhos do casal entendam a ausência do pai.

"Não é fácil, porque eles são bem novos e já têm que lidar com essa situação. Mas o que me conforta é saber que ele nos deixou os seus princípios, o caráter, a honestidade e o compromisso com a profissão", pontuou Aranucha.

Tópicos: coronav?rus, covid, aranucha