Lei dá direito a acompanhamento para mulheres em consultas e exames, no Piauí

02/06/2023 09h44


Fonte G1 PI

Imagem: Freepik/DivulgaçãoLei dá direito a acompanhamento para mulheres em consultas e exames, no Piauí.(Imagem:Freepik/Divulgação)Lei dá direito a acompanhamento para mulheres em consultas e exames, no Piauí.

Mulheres poderão ser acompanhadas em consultas e exames, inclusive ginecológicos, em unidades públicas ou privadas, no Piauí. A lei que garante o direito foi aprovada por unanimidade na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) e sancionada pelo governador Rafael Fonteles (PT).
 
De acordo com a Lei 8050/23 foi, os estabelecimentos deverão afixar informativos em locais de fácil acesso e visualização sobre as regras.
 
Foi estabelecido em lei a punição para quem descumprir a nova regra. As penalidades vão de advertência a multa de 500 UFR-PI, o equivalente a uma média de R$2.160,00, podendo ser duplicada em caso de reincidência.
 
O autor, deputado estadual Flávio Júnior disse que “a presença de uma pessoa de confiança, indicada pela própria paciente lhe dá mais segurança na hora dos procedimentos”.

 

Tópicos: mulheres, exames, lei