Lacen-PI recebe selo de excelência do Programa Nacional de Controle de Qualidade

20/01/2024 08h26


Fonte Governo do Piauí

Imagem: DivulgaçãoDos 27 Lacens do Brasil, 14 atingiram a excelência pelo PNCQ, dentre eles, o do Piauí.(Imagem:Divulgação)Dos 27 Lacens do Brasil, 14 atingiram a excelência pelo PNCQ, dentre eles, o do Piauí.

O Laboratório Central de Saúde Pública Dr. Costa Alvarenga (Lacen-PI) recebeu a certificação de excelência em qualidade pelo Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ), da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC).

O Programa avalia, anualmente, por meio de testes de proficiência, mais de 5.700 laboratórios brasileiros e cerca de 130 instituições de 11 países da América Latina e Europa. Dos 27 Lacens do Brasil, 14 atingiram a excelência pelo PNCQ, dentre eles, o do Piauí.

De acordo com o diretor do Lacen-PI , Fabrício Amaral, o laboratório foi avaliado como excelente na determinação das amostras-controle dos ensaios de proficiência contratados no ano de 2023. “Significa que o piauiense pode confiar nas análises que são feitas no nosso laboratório, que trazem um resultado correto. Estamos muito felizes com o reconhecimento do nosso trabalho”, comemora.

Para o secretário da Sesapi, Antonio Luiz, este reconhecimento é fruto do trabalho de excelência desenvolvido pelo Lacen, viabilizado por meio dos investimentos do Governo do Piauí na saúde.

“O Estado não tem poupado esforços para seguir avançando na saúde", acrescenta a superintendente de Atenção aos Municípios, Leila Santos.

O PNCQ é o maior programa de validação de testes do país, atuando ainda em diversas associações científicas internacionais. Ele também é produtor de amostras-controle para Laboratórios Clínicos, Bancos de Sangue, organizações in vitro e alimentos, auxiliando e oferecendo opções para o aprimoramento da qualidade destas empresas, colocando à sua disposição um grupo de assessores científicos com conhecimentos especializados em várias áreas do laboratório clínico.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: programa, qualidade, lacen