Lacen-PI prioriza exames para casos urgentes de Covid-19 após desabastecimento de materiais

26/06/2020 14h54


Fonte G1 PI

O Laboratório Central de Saúde do Piauí (Lacen-PI), responsável pelo diagnóstico laboratorial do novo coronavírus no estado, informou que suspendeu temporariamente o fornecimento de kits de coleta para a Covid-19 e pediu para que fossem priorizados os casos considerados urgentes.

Segundo o órgão, isso ocorreu por causa da falta de equipamentos ocasionada pela dificuldade para receber os materiais usados na coleta das amostras. A Sesapi, secretaria estadual de Saúde, disse ao G1 que o problema será resolvido. Veja abaixo a nota na íntegra.

De acordo com nota da diretoria do Lacen-PI, a previsão é que o fornecimento dos kits seja normalizado a partir do dia 27 de junho.

Devido à falta de materiais, segundo o laboratório, "é necessário que os casos considerados urgentes deverão ser selecionados para a coleta das amostras".
Imagem: AEN/DivulgaçãoLacen-PI suspende temporariamente o fornecimento de kits de coleta para a Covid-19 e prazo na entrega dos resultados pode ser afetado.(Imagem:AEN/Divulgação)Lacen-PI suspende temporariamente o fornecimento de kits de coleta para a Covid-19 e prazo na entrega dos resultados pode ser afetado.

A diretoria do Lacen-PI explicou que o desabastecimento de alguns insumos usados na realização dos diagnósticos pode afetar o prazo na entrega dos resultados.

O Piauí contabiliza agora 18.023 infectados pelo novo coronavírus e 574 mortes. Na quinta-feira (25), foram 943 casos confirmados.

A Sesapi afirmou, em nota, que conseguiu ampliar a capacidade produtiva e tem realizado o processamento de amostras para o diagnóstico da Covid-19. Porém, parte dos insumos deixou de ser garantida, temporariamente, pelo Ministério da Saúde, o que ocasionou o atraso no recebimento.

Nota Sesapi

O LACEN conseguiu expandir a sua capacidade de produção e tem processado as Amostras dos Exames para constatação da COVID-19 atendendo a todos os hospitais, centros de triagem e unidades de saúde.

No entanto, parte dos insumos deixou de ser garantida, temporariamente, pelo Ministério da Saúde, o que resultou em dificuldades que estão sendo sanadas em razão do esforço do Governo do Piauí, através da Secretaria de Estado da Saúde, que tem garantido a compra e o transporte dos insumos.

Desta forma, o LACEN reafirma as condições e a determinação de continuar atendendo a todos com profissionalismo e muito compromisso para com a vida dos piauienses.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: amostras, insumos, lacen