Lacen passará a realizar exames para detectar mpox no Piauí

23/02/2023 15h58


Fonte G1 PI

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarLacen passará a realizar exames para detectar mpox no Piauí(Imagem:Divulgação)Lacen passará a realizar exames para detectar mpox no Piauí

O Laboratório Central de Saúde Pública no Piauí (Lacen-PI) passará a realizar exames para o diagnóstico da mpox, doença viral causada pelo vírus monkeypox que, anteriormente, era chamada de varíola dos macacos. O estado apresenta 39 casos confirmados da enfermidade.

Anteriormente, as amostras eram enviadas para o Instituto Evandro Chagas, em Belém (PA), e o resultado demorava, em média, 20 dias para chegar ao Piauí. Agora, o diagnóstico será divulgado em menos de cinco dias.

O exame que será realizado pelo Lacen-PI é do tipo PCR. O procedimento é feito a partir de amostras das lesões do paciente. Se elas ainda tiverem líquido no interior, é feita a coleta. Em caso de feridas secas, é realizada a raspagem.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), o laboratório já possuía um equipamento para realizar o exame, mas precisava do Kit Molecular Monkeypox (MPXV) para o diagnóstico. O Piauí recebeu do Ministério da Saúde 400 kits, que rendem 96 amostras cada um.

Tópicos: piau?, amostras, diagn?stico