Lacen aguarda resultado de 15 amostras para confirmar presença de variante no Piauí
06/03/2021 13h49Fonte cidadeverde.com
Imagem: Claudio Furlan
Lacen aguarda resultado de 15 amostras para confirmar presença de variante no Piauí
Lacen aguarda resultado de 15 amostras para confirmar presença de variante no PiauíO Laboratório Central de Saúde Pública Dr. Costa Alvarenga (Lacen-Piauí) aguarda o resultado de 15 amostras enviadas para laboratórios na Bahia e em São Paulo para confirmar ou descartar a presença da variante do novo coronavírus no estado. A diretora do Lacen, Walterlene Carvalho, explica que os casos não são considerados suspeitos e foram escolhidos de forma aleatória porque atendem a critérios técnicos estabelecidos pelo MInistério da Saúde.
"Foram amostras colhidas aleatoriamente e não significa que os pacientes são suspeitos de estarem com alguma variante. Essas amostras foram colhidas com base em critérios técnicos, tais quais, se o paciente evoluiu a óbito, se teve a forma grave da doença, se foi hospitalizado. São critérios para se entender mais sobre a genética desse vírus, confirmar a presença da variante P1 ou de outras, bem como descartar", esclarece Walterlene Carvalho.
Sete amostras foram enviadas aos Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, ainda no mês de fevereiro. O resultado de apenas uma ficou pronto e confirmou a presença da nova variante. Esta semana, mais nove amostras foram enviadas para o sequenciamento genético no Laboratório Central da Bahia. Tanto o material que foi enviado para a Bahia quanto as demais amostras enviadas para São Paulo ainda não tiveram resultados.
“O sequenciamento não é exame de diagnóstico. O protocolo deve continuar sendo cumprido. A necessidade de adoções da vacinação, o uso de máscaras, higienização das mãos e evitar aglomerações devem continuar sendo seguindo de forma rigorosa”, destaca a diretora do Lacen.
Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook












