Karatê do Piauí brilha nos JEBs 2025 com medalhas de ouro e bronze
24/10/2025 10h15Fonte Governo do Piauí
Imagem: Ascom Secepi
As medalhas vieram na Série Ouro, a de mais alto nível técnico, dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs)
As medalhas vieram na Série Ouro, a de mais alto nível técnico, dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs)O karatê piauiense voltou a subir ao pódio nacional com força total. Desta vez, os protagonistas foram os jovens atletas Amanda Raquell e Mateus Isao, que conquistaram medalhas na Série Ouro, a de mais alto nível técnico, dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2025, realizados em Uberlândia (MG) entre os dias 21 e 23 de outubro.
Amanda Raquell, de apenas 14 anos, estudante do 9º ano no Ceti Domício Magalhães de Melo, sagrou-se campeã na categoria -42kg, garantindo a medalha de ouro. Já Mateus Isao, de 12 anos, aluno do 6º ano do Colégio Nossa Senhora das Mercês, conquistou o terceiro lugar na categoria -45kg, levando a medalha de bronze.
Para Amanda, a conquista foi maravilhosa porque treinou bastante e orou bastante também para conquistar essa medalha. “Era um sonho meu. Já fui duas vezes e sempre pedia a mesma coisa, infelizmente não conseguia. Mas, hoje, eu consegui o resultado que sempre sonhei. Além da evolução, eu garanti a medalha de ouro e vi que meu desempenho foi muito bom. Na primeira vez fui bronze, na segunda ganhei prata e agora fechei meu último ano de JEBs com chave de ouro”, celebrou emocionada.
Amanda também destacou o impacto do esporte em sua rotina. “O karatê para mim é uma coisa muito boa que tira a gente do celular. O esporte é sempre bom para crianças que ficam muito dentro de casa. O karatê me deixa livre. A maioria do meu tempo gosto de treinar com meus irmãos. Eu quero ser o exemplo para que mais na frente possam ser eles também”.
O atleta Mateus Isao disse que essa foi a primeira vez que participou dos JEBs. “Foi uma experiência única e espero continuar evoluindo. Eu já sonhei indo para os JEBs há um bom tempo. E medalhar no meu primeiro ano é incrível. Na minha primeira luta, eu estava muito ansioso, foi difícil. Ainda assim, consegui passar para a frente e medalhar.
Segundo João Soares, presidente da Federação de Karatê do Piauí, Amanda é um fenômeno. “Ela é uma menina fora do comum. Tem menos de três anos de karatê e já mostra um nível altíssimo. É aluna direta do professor Giovanni Clinton, que já foi campeão na categoria sênior. Ela se espelhou no tio, começou a treinar com ele e depois integrou a seleção. Treina seis dias por semana, é concentrada, dedicada e muito observadora”.
O presidente revela, também, que Amanda foi descoberta nos JEPIs, assim como Ana Laura e Luis Gustavo, nossos campeões nos dois anos anteriores. Hoje, pelo terceiro ano consecutivo, temos um campeão na Série Ouro dos JEBs e Amanda já está classificada para a Gymnasíade 2026. “Eles estão no topo do mundo no karatê escolar. E a cada ano a parceria com a Secretaria de Esportes e o Governo do Estado vem só aumentando e a gente vem trazendo resultados muito positivos”.
A secretária estadual dos Esportes, Josiene Campelo, reforçou o compromisso da Secretaria dos Esportes (Secepi) com o desenvolvimento dos atletas. “O karatê tem se destacado ano após ano e é gratificante ver jovens como Amanda e Mateus alcançando resultados tão expressivos. Estamos investindo em estrutura, formação e competições e os frutos estão aí: medalhas, recordes quebrados e sonhos realizados. O Piauí está construindo uma geração de campeões”.












