Justiça prorroga prisão domiciliar de presos do semiaberto por 90 dias devido a Covid-19

01/10/2020 18h30


Fonte G1

Imagem: ReproduçãoJustiça prorroga prisão domiciliar de presos do semiaberto por 90 dias devido a Covid-19(Imagem:Reprodução)
 A justiça prorrogou a prisão domiciliar de centenas de presos que estavam no regime semiaberto, em que a pessoa tem direito a trabalhar ou fazer cursos foram da penitenciária, e retornar para a prisão à noite. A prisão domiciliar foi concedida ainda em março e prorrogada em maio. A portaria considerou a pandemia do novo coronavírus.

A decisão prorroga a suspensão do retorno dos detentos pelo prazo de 90 dias ou “até que seja apresentado e implementado plano de segurança relativo ao retorno”.

Segundo a Secretaria de Justiça (Sejus), a decisão atinge cerca de 900 detentos. Entretanto, de março até agora, dezenas deles tiveram a pena convertida em liberdade condicional ou até mesmo para o regime aberto, e não devem retornar mesmo após o fim da prorrogação.

Os presos deviam retornar para as penitenciárias nesta quinta-feira (1). Todos passariam por testes para Covid-19 e receberiam máscaras ao entrar nas unidades. A maioria deles devia voltar para a Colônia Agrícola Major César, na BR-343.

O desembargador Edvaldo Pereira de Moura concedeu a liminar nesta quarta-feira (30), em resposta ao pedido de habeas corpus feito pela Defensoria Pública do Piauí, pela Ordem dos Advogados do Brasil, Instituto Márcio Thomaz Bastos (Iddd), Associação de Assessoria Técnica Popular Em Direitos Humanos (Coletivo Antônia Flor) e da Rede Jurídica Pela Reforma Da Política De Drogas.


Tópicos: presos, retornar, regime