Justiça nega liminar em pedido de Chico Buarque para que Silvio Mendes deixe de usar música
12/08/2022 09h32Fonte G1 PI
Imagem: Globoplay/Maria Romero g1 PI
Chico Buarque processou o candidato do Piauí por usar sua música em vídeo divulgado nas redes sociais.
Chico Buarque processou o candidato do Piauí por usar sua música em vídeo divulgado nas redes sociais.O 6º Juizado Especial Cível da Comarca da Capital Lagoa no Rio de Janeiro negou o pedido do cantor e compositor Chico Buarque de liminar para que o candidato ao governo do Piauí, Sílvio Mendes (União Brasil), retire um vídeo publicado em redes sociais em que usa música dele. A defesa do artista recorreu da decisão.
A juíza Márcia de Andrade Pumar entendeu que não há necessidade de tutela antecipada por não haver “urgência na medida, nem mesmo receio de dano irreparável ou de difícil reparação”. A decisão da magistrada saiu no mesmo dia que o cantor impetrou a ação, no último dia 5 de agosto.
O advogado João Tancredo, que representa o cantor Chico Buarque, apresentou nesta quarta-feira (10) uma petição pedindo à juíza a reconsideração dessa decisão (de negar o pedido de tutela de urgência). Segundo o escritório, o argumento utilizado foi de que eleitores estão reproduzindo o vídeo em suas redes sociais e está em destaque no perfil do candidato no Instagram. "Tudo isso pode tornar impossível a efetividade de uma eventual sentença de procedência do pedido em tutela de urgência, porque o vídeo já estará espalhado pela rede", argumentou.
A ação pedia uma indenização de R$ 40 mil por danos morais e a retirada do vídeo do ar, que está sendo veiculado nas redes sociais do candidato.
Imagem: Reprodução
Decisão nega liminar para Chico Buarque contra candidato do Piauí que usou sua música.
Decisão nega liminar para Chico Buarque contra candidato do Piauí que usou sua música.A primeira vez que o vídeo foi gravado e publicado foi no dia 30 de julho, dia da convenção do União Brasil em que foi oficializada a candidatura de Silvio Mendes.
A trilha sonora do vídeo é a música "Apesar de você", composta e executada por Chico Buarque. A versão utilizada no vídeo faz parte do álbum "Chico Buarque", gravado em 1978.
No vídeo aparece o candidato acompanhado pelo ministro da casa civil Ciro Nogueira, a deputada federal Iracema Portella, que é candidata a vice-governadora, e o candidato ao senado Joel Rodrigues.
Na ação, o cantor colocou como réus o candidato ao governo piauiense e o Facebook para que o vídeo fosse retirado.
A ação continua tramitando na Justiça do Rio de Janeiro.
Processos
Em 2015, o cantor processou o Teresina Shopping por uso indevido de imagem. Uma montagem com a capa do primeiro álbum do compositor carioca, lançado em 1966, foi publicada no perfil do shopping no Facebook.











