Justiça mantém prisão de acusados de matar comparsa dias antes de ele depor em julgamento

13/07/2019 11h46


Fonte G1 PI

Imagem: Gustavo Almeida/G1Tribunal de Justiça do Piauí(Imagem:Gustavo Almeida/G1)Tribunal de Justiça do Piauí

O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) manteve a prisão dos dois acusados de matar Robson Francisco Pereira Ribeiro, 22 anos, dois dias antes de ele depor em audiência do julgamento de um crime de latrocínio. Além de manter a custódia de Antônio Francisco Ferreira dos Santos e Antônio Carlos Ferreira de Sousa, a juíza Maria Zilnar Coutinho Leal determinou o julgamento da dupla pelo Tribunal do Júri.

Na decisão, divulgada nessa quarta-feira (10), a magistrada se manifestou sobre o pedido da defesa dos acusados para colocá-los em liberdade provisória. “Por não restar caracterizada a ilegalidade de sua custódia”, declarou a juíza Maria Zilnar Coutinho Leal em sua decisão.

A magistrada também indeferiu o pedido de substituição de testemunhas feito pela defesa dos acusados. “Pois o pleito não se fundamentou em qualquer das hipóteses albergadas pela lei, qual seja a testemunha falecida, enferma ou a que não for encontrada”, justificou a juíza.

O crime

Robson Ribeiro foi morto no dia 10 de agosto de 2018. De acordo com a polícia, a vítima estava em casa quando foi chamada para usar drogas. Ao sair de casa, encontrou os suspeitos e um menor. Em seguida, entrou novamente na casa, correndo, baleado e dizendo ‘ele me matou para eu não falar a verdade’ e disse o nome de um dos autores.

Segundo o delegado Jarbas Lima, do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa, a vítima, a dupla e o menor participaram do latrocínio de um chefe de cozinha. “Robson estava disposto a delatá-los, inclusive tinha uma audiência marcada para dois dias após o dia da sua morte”, afirmou o delegado.

Os acusados foram presos no dia 9 de janeiro deste ano. Antônio Francisco Ferreira dos Santos foi preso em uma residência localizada no bairro Jardim Europa, Zona Sudeste de Teresina e Antônio Carlos Ferreira de Sousa foi preso na avenida João XXIII, Zona Leste da capital.

Latrocínio

Conforme a polícia, Robson Ribeiro, Antônio Francisco dos Santos, Antônio Carlos de Sousa e o menor tiveram participação no assassinato do chefe de cozinha Antônio Carlos Clementino, de 47 anos, no dia 11 de fevereiro de 2018.

A vítima foi morta com agressões e golpes de faca dentro da casa onde vivia, no bairro Jardim Europa, Zona Sudeste de Teresina. Diversos objetos, como uma televisão, um aparelho de som e uma motocicleta foram levadas da casa.

Robson Ribeiro foi preso no dia 12 de fevereiro, um dia após a morte da vítima. Segundo a polícia, ele confessou a participação no homicídio.

O suspeito ficou preso até o dia 15 de fevereiro de 2018, quando foi posto em liberdade provisória pela Justiça, e foi morto no dia 10 de agosto de 2018, dois dias antes de depor em audiência de julgamento do caso.
Imagem: Carlos Rocha / G1 PIHomem foi encontrado por vizinhos no fim da manhã deste domingo (11).(Imagem:Carlos Rocha / G1 PI)Homem foi encontrado por vizinhos no fim da manhã deste domingo (11).

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: preso, acusados, julgamento