Justiça Eleitoral: prazo para julgamento de candidaturas termina hoje

12/09/2022 09h33


Fonte ClubeNews

Imagem: Jonas Carvalho/ Portal ClubeNewsSistema de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais.(Imagem:Jonas Carvalho/ Portal ClubeNews)Sistema de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais.

Termina nesta segunda-feira (12) o prazo para que a Justiça Eleitoral realize o julgamento dos pedidos de candidatura nas eleições 2022. No Piauí, quatro dos nove candidatos ao governo ainda aguardam o julgamento.

Ao todo, são 425 pedidos de registros de candidaturas no estado. Destes, 47 ainda estão aguardando julgamento.

De acordo com o TSE, a previsão é de que todos os pedidos de registro aos cargos de governador, vice-governador, senador, suplentes, deputados federais, estaduais e distritais, inclusive os impugnados e os respectivos recursos, devem estar julgados pelos tribunais regionais eleitorais, e publicadas as respectivas decisões.

Até o deferimento de cada candidatura, o órgão superior que julga cada pedido solicita a manifestação de cada candidato caso haja alguma irregularidade, havendo prazo hábil para a apresentação de recurso. Caso contrário, os nomes são impugnados e não podem disputar o cargo eletivo em questão.

No Piauí, já tiveram suas candidaturas deferidas Rafael Fonteles (PT), Silvio Mendes (União Brasil), Geraldo Carvalho (PSTU), Madalena Nunes (PSOL), coronel Diego Melo (PL), Gustavo Henrique (Patriota) e Ravenna Catro (PMN). Gessy Lima (PSC) teve sua candidatura questionada (pedido de impugnação) e Lourdes Melo (PCO) aguarda julgamento.