Jovem de 17 anos morre vítima de "doença do tatu" e amigo está em estado grave no Sul do Piauí

24/08/2022 08h44


Fonte G1 PI

Imagem: Reprodução/TV GazetaToca do tatu - imagem ilustrativa(Imagem:Reprodução/TV Gazeta)Toca do tatu - imagem ilustrativa

Um adolescente de 17 anos morreu na última sexta-feira (19) vítima de complicações provocadas pelo fungo Paracoccidioidomicose (PCM), conhecido popularmente como "Doença do Tatu", em Simões, a 430 km ao Sul de Teresina. Esta é segunda morte pela doença no município em quatro anos.

O homem pode contrair a doença ao entrar em contato com os esporos do fungo depois de mexer no solo e inalar a substância que sai do buraco contaminado. A doença não é contagiosa nem transmitida de humano para humano ou de animal para humano.

Um irmão e um amigo que estavam com a vítima também foram atingidos pelo fungo. Um deles está internado em estado grave no Hospital Justino Luz, em Picos.

De acordo com a secretária de saúde do município, Isamaria Dantas, há cerca de um mês, os três jovens saíram para caçar tatu e, ao retornarem, começaram a apresentar falta de ar e febre, sintomas da doença.

"Quando eles procuraram o hospital, informaram que tinham caçado tatu e que poderiam estar com a doença. Como há quatro anos tivemos outros casos, em que um deles faleceu, eles logo associaram. O adolescente de 17 anos estava com sintomas graves e foi encaminhado para o Hospital Regional de Picos, mas não resistiu”,
informou a secretária ao g1.

Ainda de acordo com Dantas, o irmão da vítima apresentou sintomas mais leves e está em Teresina fazendo acompanhamento ambulatorial. Já o amigo deles está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Picos e seu estado é considerado grave.

“Não é uma doença de notificação compulsória, porque não é contagiosa e nem passada de pessoa para outra ou de animal para pessoa. Também a caça é proibida. Então fizemos a orientação necessária à população”, explicou Dantas.

Abaixo, leia a íntegra da nota da Secretaria Municipal de Saúde de Simões sobre a doença:

"A Paracoccidioidomicose (PCM) é conhecida popularmente por "Doença do Tatu". A associação com o animal acontece porque o homem ao caçar tatus entra em contato com as tocas (buracos), onde o solo está contaminado pelo fungo.

A doença não é transmitida por animais ao homem, nem é transmitida de uma pessoa para outra. A transmissão é sempre pela inalação dos esporos que estão no solo contaminado (poeira que sai do buraco).

A pessoa infectada pode apresentar lesões na pele, tosse, febre, falta de ar, linfonodomegalia (ínguas ou landras), comprometimento pulmonar, emagrecimento. Podendo inclusive manifestar a forma grave, levando a morte.

Solicitamos a comunidade que evite exposição ao risco de contaminação."

Imagem: Reprodução  Nota da Secretaria de Saúde de Simões sobre Paracoccidioidomicose (Doença do Tatu) (Imagem:Reprodução ) Nota da Secretaria de Saúde de Simões sobre Paracoccidioidomicose (Doença do Tatu)

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: sintomas, grave, contaminado