José Arimatéia é nomeado novo reitor da UFPI

16/11/2012 10h54


Fonte Mei Norte

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarJosé Arimatéia é nomeado novo reitor da UFPI(Imagem:Divulgação)José Arimatéia é nomeado novo reitor da UFPI

O professor José Arimatéia Dantas Lopes foi nomeado novo reitor da Universidade Federal do Piauí (Ufpi) pela presidente Dilma Rousseff. A nomeação foi publicada nesta sexta, dia 16, no Diário Oficial da União.

José Arimatéia será o novo reitor da Ufpi para um mandato de quatro anos após vencer eleição interna realizada no último mês de setembro com 58,65% dos votos tendo como vice-reitora a professora Nadir do Nascimento Nogueira.

José Arimatétia venceu a chapa composta por Edwar de Alencar Castelo Branco e Luiz Ayrton Santos Júnior, que teve 36,95% dos votos, e por Kilpatrik Muller Bernardo Campelo e Paulo Marques da Silva Cavalcantique conseguiram 1,50% dos votos. Os brancos e nulos somaram 2,90%.

José Arimatéia conseguiu a maioria dos votos entre os professores (58,3%) e entre os técnicos administrativos (72,2%), e foi superado por margem estreita entre os alunos (46,6%) por Edwar Castelo Branco (48,4%).

PERFIL

O Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes é natural de Pindoretama - CE, casado desde dezembro de 1980, com a Profa. Dra. Antônia Maria das Graças Lopes Citó, professora da UFPI, com quem tem três filhos: Lorena Citó Lopes (Farmacêutica, mestre em Farmacologia e doutoranda do Programa RENORBIO) casada Com Tércio Resende Santana, Alexandre Citó Lopes (bacharel em Ciências da Computação e estudante de Engenharia Civil) e Lara Citó Lopes (estudante de Arquitetura) e um neto, Tércio Filho.

Possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Mestrado e Doutorado em Química pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor Associado - Nível III, docente do Departamento de Química da Universidade Federal do Piauí, desde março de 1978.

Pertence ao quadro de professores dos Programas de Mestrado em Química, Mestrado em Ciências Farmacêuticas e Doutorado da Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO), nos quais ministra disciplinas e orienta dissertações de mestrado e teses de doutorado.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui