Itaueira completa 58 anos de emancipação política

29/10/2010 16h49


Fonte Liberdade News

Há exatamente 58 anos nascia mais um município brasileiro, Itaueira. Cidade mãe de um povo guerreiro, trabalhador, estudioso, persistente, determinado e, sobretudo inteligente e honesto. E como não poderia deixar de ser, os itaueirenses são hospitaleiros. Recebemos os visitantes de braços abertos, assim como o padroeiro Bom Jesus recebe seus filhos e visitantes de braços abertos, numa das entradas da cidade.
 
Avenida Governador Alberto Silva

Neste dia 29 de outubro, vamos cantar tuas terras, tuas matas e ribeiras, Itaueira é a capital do milho, também produz castanha, mandioca, arroz e feijão, tem um comércio elevado que chama atenção. Louvemos a coragem dos nossos agricultores, que acordam às 5:00 horas da matina para irem trabalhar na roça. Eles plantam, colhem, e vendem. Fazem isso para sobreviver e garantir um futuro melhor para seus filhos, dando a eles uma oportunidade de progredir na vida, coisa que muitos dos nossos conterrâneos mais velhos não tiveram.
Balão do Posto Moura

A história desse município está sendo feita por todos nós. São autores e atores: o agricultor, o aposentado, o banqueiro, o visitante, o advogado, o professor, o aluno, o motorista, o segurança.
 
Tudo começou com três famílias, a de Maria das Virgens, Antonio Cau e Joaquim Gonçalves – Cearense, que trouxe para cá uma numerosa família. No início, a cidade chamava-se Piripiri dos Caus, depois mudou para Itaueira, em homenagem ao rio que corta todo o município 

Rua Ludgero de França

Hoje, aos seus 58 anos de existência, uma maturidade muito grande acontece, os filhos dessa terra estão desenvolvidos, buscam mais oportunidades, estudam mais, até por uma necessidade de atingir um nível mais alto no mercado de trabalho. Os jovens tem mais oportunidade de estudar e se divertem como podem. Isso tudo por que nossa cidade é maravilhosa, cheia de encantos mil. Nossa população está cada vez mais consciente de seus deveres e direitos.
 
Caros itaueirenses, continuem dando exemplo de cidadania. Vamos dar as mãos, seguir juntos, trabalhando, estudando, ajudando o próximo... Juntos seremos capazes de conduzir nossa cidade ao desenvolvimento. Para isso, precisamos produzir mais, nossas terras são férteis, nós somos corajosos, somos guerreiros. Precisamos também cobrar mais aos gestores públicos, às vezes eles esquecem de que são os atores principais no processo de desenvolvimento de um município, estado ou país.
 
O LIBERDADE NEWS deseja feliz aniversário a essa cidade linda, encantadora e apaixonante. Colocamo-nos a disposição dos nobres itaueirenses, esse é mais um veículo de comunicação da cidade. Nossa missão é defender os interesses desse povo amado.


Itaueira: Frente e Verso


“Minha terra é um céu, se há um céu sobre a terra”. Com essa frase, um dos maiores poeta que o Piauí já teve, Da Costa e Silva, introduziu um poema que faz homenagem à cidade de Amarante, sua terra natal. Ao falar da minha cidade natal, Itaueira, que está completando 58 anos de emancipação política, gostaria muito de ser tão romântico quanto o príncipe dos poetas piauienses. Não obstante, ele faz parte do campo da literatura, que não tem compromisso com a realidade e nem com a verdade, envereda pela ficção. Pertenço a outro campo, o do Jornalismo, que tem como missão retratar realidades, pautado na razão e nunca na emoção. Por este motivo, vou tentar descrever a frente e o verso da cidade que eu mais amo, minha mãe Itaueira.
Avenida Getúlio Vargas
Itaueira, capital do milho! Este título nos orgulha, graças à bravura dos nossos agricultores, somos os maiores produtores desse serial no estado do Piauí. Mas estamos perdendo esse título, não se produz em larga escala usando apenas ferramentas rudimentares. Nossa agricultura precisa ser mecanizada, tudo dentro da técnica. O poder público finge que não sabe disso e não incentiva os agricultores carentes. Apenas os que possuem tratores conseguem produzir muito.
Praça Manoel Cipriano
 Itaueira, terra de pessoas inteligentes! Modéstia à parte, o itaueirense é um povo provido de conhecimentos científicos. Não temos preguiça de estudar, temos consciência da importância disso nos dias atuais. No entanto, para avançarmos nos estudos precisamos de mais incentivo, escolas de qualidade, escolas técnicas e universidades. Nós amamos Itaueira, queremos nascer, viver e morrer aqui! Sem precisarmos sair para outras cidades estudar e/ou trabalhar. Vamos lá poder público, proporcione-nos isso!
 
Praça Bom Jesus
Itaueira, cidade rica em potencialidades e belezas raras. Temos a barragem de poços, que represa o rio Itaueira, é muito linda, todos os itaueirenses tem orgulho. Mas encontra-se abandonada, a falta de manutenção daquela barragem põe em questionamento até mesmo a vida de milhares de pessoas. Engenheiros já alertaram que se a parede da mesma não passar por constantes manutenções, ela poderá romper no futuro. Mas foram ignorados, assim como foi Noé, quando estava construindo sua barca para se prevenir do Dilúvio.
Parque Joaquim Elói
“Minha terra tem palmeiras, onde canta o sabiá”, nesta data especial eu poderia também me inspirar em Gonçalves Dias. Com essa frase, ele iniciou a famosa Canção do Exílio. Finalmente boa parte das pessoas já se preocupa com as questões ambientais. Quando chegamos a Itaueira, ainda encontramos palmeiras e muitas vezes até sabiá cantando. Isso é lindo, enchem de orgulho seus filhos, principalmente os que moram em grandes centros. Mas empresas de carvoaria começam a chegar ao município e estão destruindo nosso serrado, a fauna das regiões atingidas está em desespero. Precisamos fiscalizar mais essas empresas que só querem prejudicar nossa terrinha querida, denuncie!
 
Apesar destes e de inúmeros problemas, Itaueira é o melhor lugar do mundo para viver. Temos um povo pacato e honesto. Mesmo diante das dificuldades, vivemos com um sorriso estampado no rosto, sempre prontos para ajudar o próximo. Tenho muito orgulho de ter nascido nessa terra, neste dia 29 de outubro de 2010, declaro meu amor pela minha cidade natal. Eu te amo Itaueira! Sou apaixonado por te! Feliz aniversário para todos os itaueirenses!


 

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook