Instituto de Identificação do Piauí já emite novo RG; veja documentos necessários

30/03/2023 10h02


Fonte Cidadeverde.com

Imagem: DivulgaçãoInstituto de Identificação do Piauí já emite novo RG.(Imagem:Divulgação)

O Instituto de Identificação do Piauí já deu início à emissão do novo RG. Em entrevista ao Notícia da Manhã, o diretor geral do Instituto, Marcelo Mascarenhas, explicou que o novo documento de identidade possui diversos códigos de segurança, como a numeração única de identificação.

“Um dos novos elementos da nova carteira de identidade é justamente o reforço da segurança, primeiro porque é um cadastro nacional, o número é unificado e o número é o do CPF, então em qualquer estado que você tire o RG, você vai ter o mesmo modelo de RG e a mesma numeração”, explica o diretor.

Ainda de acordo com Marcelo Mascarenhas, o novo RG poderá servir como identidade internacional em países que possuem parceria com o Brasil.

“Além disso, o RG vem com novos códigos de segurança, inclusive dentro dos critérios internacionais de modo que se ele serve tanto como identidade internacional. Ele não substitui o passaporte, mas nos países que tem acordo com o Brasil, ele serve como uma carteira internacional”

Além dos recursos de segurança, o novo RG pode constar informações de outros documentos como o título de eleitor, carteira nacional de saúde e carteira de trabalho.

Para tirar o novo RG é preciso apresentar a certidão de nascimento ou casamento, um comprovante de residência e o número do CPF. A primeira via é gratuita e segunda via custa R$ 20,60.

Já caso a pessoa opte que seja anexado no RG as numeração de outros documentos, é necessário levar a versão física do documento que seja como o do número do NIS, Pis/Pasep, CNH, título de eleitor, tipo sanguíneo, carteira profissional, certificado de reservista (para homem), e cartão do SUS. Na nova identidade também é possível constar inclusive se a pessoa é portadora de algum tipo de deficiência.

Ainda segundo o diretor do Instituto de Identificação, a validade do documento é de dez anos se você tiver entre 12 e 60 anos e se você tiver mais de 60 anos, a validade é indeterminada. Já se a pessoa tirou a carteira quando criança, de 0 a 12 anos, o documento tem a validade de cinco anos.

Em Teresina, os pontos de atendimento são no Shopping Auto Mall, Shopping Rio Poty, na sede do Instituto de Identificação, na Praça Saraiva, no CSU do Parque Piauí e anexo do 24º DP no bairro Dirceu.

Já no interior do Piauí, o Instituto tem parceria com cerca de 213 municípios que possuem um ponto de atendimento.


Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews