INSS reabre mais 8 agências no Piauí para atendimento presencial com agendamento

21/09/2020 14h46


Fonte G1 PI

Imagem: Aparecida Santana/TV ClubeAgência do INSS em Floriano, no Sul do Piauí.(Imagem:Aparecida Santana/TV Clube)Agência do INSS em Floriano, no Sul do Piauí.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) reabriu nesta segunda-feira (21) mais oito de suas 32 agências no Piauí. Agora, 18 unidades do instituto estão disponíveis para o público. Contudo, o atendimento só é feito com agendamento prévio. O INSS iniciou a reabertura gradual no dia 14 de setembro.

Ainda há um impasse sobre a realização das perícias médicas. Houve determinação do Governo Federal para a volta, mas a Associação Nacional dos Médicos Peritos (ANMP) quer fazer vistorias nas agências para garantir que estão aptas, dentro das recomendações para evitar contágio pelo novo coronavírus.

Em Teresina, inicialmente, foram reabertas as agências do bairro Aeroporto, na Zona Norte, e a do bairro Vermelha, na Zona Sul. A partir desta segunda, as duas agências do Centro e a do bairro São Cristóvão, na Zona Leste retornaram o atendimento, que vai das 7 às 13 horas.

As unidades de Água Branca, União, Batalha e Cocal também foram reabertas nesta segunda. Somando às agências de Floriano, Parnaíba, Piripiri, São Raimundo Nonato, Corrente, Pedro II, José de Freitas e Luis Correia, que retomaram o funcionamento no dia 14 de setembro.

Exigências atendidas
De acordo com o gerente do INSS no Piauí, Daniel Lopes, as “exigências” dos médicos foram atendidas, para o retorno das perícias.

“As perícias ainda dependem do retorno dos médicos, que exigiram equipamentos e materiais para segurança contra o novo coronavírus. Tudo que foi exigido foi colocado à disposição deles”, disse o INSS em comunicado.

O gerente afirmou ainda que todas as 32 agências do INSS no Piauí devem ser reabertas até o final setembro e a primeira quinzena de outubro.

Os usuários vão ter que continuar agendando o atendimento pelo aplicativo de celular Meu INSS ou pelo site inss.gov.br, ou ainda pela Central Telefônica 135.

O atendimento presencial nas agências do INSS foi suspenso no dia 20 de março, como medida para evitar o contágio do público e dos servidores.

O órgão afirmou que, nessa retomada do atendimento presencial, serão realizados serviços de: recebimento de documentação para cumprimento de exigência em processo, apresentação de defesa, justificação administrativa, avaliação social e reabilitação profissional. 

Tópicos: atendimento, inss, ag?ncias