Inscrições do OPA encerram na quarta-feira (27); previsão é concluir obras até o final do ano

25/03/2024 15h32


Fonte ClubeNews

Imagem: Jonas Carvalho/ Portal ClubeNewsSecretário de Planejamento, Washington Bonfim.(Imagem:Jonas Carvalho/ Portal ClubeNews)Secretário de Planejamento, Washington Bonfim.

As associações comunitárias e entidades de bairros têm até quarta-feira (27) para submeter suas propostas ao Orçamento Participativo (OPA). Nesta edição de 2024, o programa vai contemplar as cidades de Picos, Piripiri e Floriano, municípios com mais de 50 mil habitantes e que terão recursos na ordem de R$ 5 milhões.

A capital Teresina e o município de Parnaíba foram as primeiras cidades a aderirem ao programa em 2023. Segundo o secretário de Planejamento do Piauí (Seplan), Washington Bonfim, cerca de 52% dos recursos destinados às obras nas duas cidades já foram utilizados. A meta é garantir a conclusão das intervenções até o final do ano.

“Já temos quase metade das obras concluídas ou em andamento. Nós temos 52% dos recursos alocados através das licitações que já foram feitas e das ordens de serviço, que já foram dadas. Até o final do ano é para estar tudo entregue”, disse Bonfim em entrevista à rádio Clube News, nesta segunda-feira (25).

Calendário

As inscrições podem ser feitas por meio do Portal do OPA, aplicativo Colab e pelo número de Whatsapp, (86) 9 8831-2288, além de pontos físicos distribuídos pelas cidades.

As propostas devem ser feitas nas áreas da agricultura, educação, segurança e justiça, assistência social, mobilidade urbana e urbanização, cultura, esporte e lazer.

“Nós temos acelerado o passo das obras. No ano passado, foram escolhidas 81 obras. Desse total, com as nove ordens de serviços que serão assinadas hoje, nós vamos ter completados 41 ações entre as que já foram concluídas, estão em execução e as que serão entregues hoje”, lembrou o secretário.

Após as inscrições, os projetos serão avaliados pela equipe da Secretaria de Planejamento no prazo de 60 dias. Entre os dias 7 e 17 de junho acontece a votação popular de cada proposta.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: recursos, cidades, obras