Inquérito epidemiológico irá identificar virose que atinge população no PI

29/04/2015 10h16


Fonte G1 PI

Devido o relato de inúmeros casos de viroses no Estado, cujos sintomas são desde febre, coceira, manchas avermelhadas pelo corpo, inchaço da face e articulações, conjuntivite, náuseas e vômitos, a Secretaria de Estado da Saúde irá realizar um levantamento epidemiológico para identificar que tipo de virose tem acometido a população piauiense. Esses relatos também são registrados nos demais estados da região Nordeste.

O diretor da Unidade de Vigilância e Atenção à Saúde (DUVAS), Herlon Guimarães, esclarece que o inquérito será realizado sob a orientação do Ministério da Saúde, sendo um estudo que deverá ser feito com a coleta de sangue para identificar primeiramente três doenças: dengue, sarampo e rubéola. "Não sendo identificada nenhuma dessas doenças, utilizaremos a própria amostra, que será colhida numa quantidade suficiente, para que possam ser avaliadas ainda como parvovírus, arbovírus e febre chikungunya", explicou o diretor.

A sorologia será colhida no Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (LACEN/PI), para a suspeita de dengue, sarampo e rubéola. Havendo suspeita clínica de Chikungunya, parvovirose e arbovírus, os exames serão encaminhados para o laboratório de referência nacional, o Instituto de Pesquisa Evandro Chagas, em Belém/PA. O Instituto é referência no país para sorologia da febre e atende as demandas de todos os estados.

O Piauí não registrou nenhum caso confirmado de febre Chikungunya. O Ministério da Saúde também vai realizar inquérito epidemiológico, voltado principalmente para três estados: Paraíba, Maranhão e Rio Grande do Norte.

Esta ação será coordenada pelo Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Saúde, com o apoio da Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS), Núcleos de Vigilância Hospitalar, LACEN e Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: saúde, febre, doenças