Inmet renova alerta laranja de chuvas fortes e ventos intensos para todo o Piauí

04/11/2020 08h30


Fonte G1 PI

Imagem: InmetPiauí em alerta de perigo de chuvas fortes e ventos intensos.(Imagem:Inmet)Piauí em alerta de perigo de chuvas fortes e ventos intensos.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Imnet) renovou o alerta de perigo de chuvas fortes e ventos intensos, desta vez para todo o Piauí. O aviso meteorológico continua na categoria laranja nesta terça-feira (13) e segue até quarta-feira (4).

A previsão é de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e ventos intensos (60-100 km/h). Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

A meteorologista Sônia Feitosa explicou que as chuvas em pleno B-R-O bró, período mais quente do ano no Piauí, estão sendo provocadas pela Zona de Convergência do Atlântico Sul (Zaca). A especialista destacou que o clima mais agradável é temporário.

"Essa Zaca vem lá do Amazonas e atravessa boa parte do país até o Oceano Atlântico. Toda a extensão dela acontece chuva e demora em média quatro dias. Ainda não estamos no período chuvoso, o calor vai voltar nos próximos dias. A previsão é de chuvas até sexta-feira, mas bem mais fracas do que no começo da semana", explicou.

Estragos chuvas
Imagem: DivulgaçãoSetores da maternidade Evangelina Rosa ficam alagados durante chuva em Teresina. (Imagem:Divulgação)Setores da maternidade Evangelina Rosa ficam alagados durante chuva em Teresina. 

Na chuva desta terça-feira (3) causou estragos e alagamentos em diversas ruas, avenidas e casas de Teresina. Vários setores da Maternidade Dona Evangelina Rosa ficaram alagados. Duas mães e seus bebês tiveram de ser retiradas dos leitos e realocadas em outros setores da maternidade.

Na Unidade Básica de Saúde Carlos Alberto, localizada no bairro Itararé, parte do teto desabou durante a chuva e alagou o local. Um muro desabou e atingiu a canalização de gases do Hospital da Polícia Militar (HPM). Pacientes tiveram que ser transferidos.
Imagem: Divulgação/HPMMuro de hospital cai e pacientes são transferidos em Teresina. (Imagem:Divulgação/HPM)Muro de hospital cai e pacientes são transferidos em Teresina. 
 

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui