Inmet emite alerta para chuvas intensas para 162 municípios do Piauí

22/11/2020 22h36


Fonte cidade verde

Imagem: DivulgaçãoA chuva que atingiu Teresina, na madrugada deste domingo(22), chegou a 65 milímetros de precipitação e deve se repetir de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A(Imagem:Divulgação)
 A chuva que atingiu Teresina, na madrugada deste domingo(22), chegou a 65 milímetros de precipitação e deve se repetir de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A capital e mais 161 municípios do estado estão com alerta amarelo, que significa perigo potencial de chuva intensas.

Os dados foram divulgados às 11h de hoje e fazem referência até às 11h de amanhã(23). No alerta amarelo são chuvas que variam de 20mm até 50 milímetros por hora, com ventos intensos de 40 a 60km/h. Com baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Segundo o Inmet, o avanço de uma frente fria até o sul da Bahia e a circulação dos ventos, especialmente em altos níveis da atmosfera, intensificarão a formação e desenvolvimento de áreas de instabilidades sobre o interior da Região Nordeste. “Esse padrão deverá inicialmente, persistir até o dia 24/11/2020, contribuindo assim para elevados totais de chuva (100 a 150 mm), principalmente no MATOPIBA, que engloba áreas dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia”.

O alerta amarelo é de apenas atenção, não necessariamente de risco, e sinaliza a possibilidade matemática de ocorrência de chuvas intensas nesta área que abrange muitos municípios piauienses.

Para caso as chuvas com ventos ocorram, o Inmet sugere que as pessoas não se abriguem debaixo de árvores, “pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda”. Também pede que evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

“A formação e a aproximação de Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) da costa nordeste (partir do dia 21/11/2020), poderá intensificar as condições meteorológicas presentes sobre a região e contribuir também para chuvas localmente fortes, especialmente no semiárido da região. Porém, ressalta-se a importância de acompanhar diariamente a atualização da previsão do tempo, bem como os avisos meteorológicos especial emitidos pelo INMET”, destaca em sua publicação o Inmet.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui