Inmet emite alerta para chuvas intensas em 77 municípios do Norte do Piauí

31/07/2022 16h48


Fonte cidade verde

Imagem: ReproduçãoBaixa umidade  Já em outro cenário, a baixa umidade predomina em algumas cidades do Sudoeste do Piauí. De acordo com o Inmet, são dois alertas que deverão prevalecer até as 19h des(Imagem:Reprodução)
 O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu neste domingo (31) um alerta de chuvas intensas para municípios das regiões Norte e Centro-Norte do Piauí. Ele inclui, além da capital Teresina, outras 77 cidades piauienses dessas faixas.

O alerta amarelo tem duração de 24 horas, valendo até às 9h dessa segunda-feira (1º) e representa perigo potencial com possibilidades de chuvas entre 20 e 30mm/h ou de até 50 mm/dia e ventos intensos de 40 a 60 km/h.

Por causa das chuvas há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

De acordo com a climatologista Sônia Feitosa, apesar do alerta valer para todas essas regiões, serão chuvas isoladas que podem atingir com mais potência alguns municípios e outros não.

“São chuvas isoladas, não são chuvas que vai abranger toda a região norte, e isso significa que em alguns municípios pode ter uma chuva forte e em outros não”, aponta.

Sônia Feitosa esclarece ainda que essas chuvas estão sendo provocadas pela convergência de ventos em altitude, ventos úmidos, conjugado com a alta temperatura.

“É algo atípico, não é um sistema especial, tanto que é coisa rápida, não vai durar vários dias”, finaliza a climatologista.

Orientações

Ainda no alerta, o Inmet destaca algumas orientações que devem ser seguidas em caso de fortes chuvas com rajadas de vento:

Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda)
Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Baixa umidade

Já em outro cenário, a baixa umidade predomina em algumas cidades do Sudoeste do Piauí. De acordo com o Inmet, são dois alertas que deverão prevalecer até as 19h deste domingo (31).

No primeiro alerta, o amarelo, a umidade relativa ficará variando entre 30% e 20%. Ele atinge os municípios de:

Avelino Lopes
Baixa Grande do Ribeiro
Barreiras do Piauí
Bom Jesus
Corrente
Cristalândia do Piauí
Curimatá
Gilbués
Júlio Borges
Monte Alegre do Piauí
Morro Cabeça no Tempo
Parnaguá
Redenção do Gurguéia
Riacho Frio
Santa Filomena
São Gonçalo do Gurguéia
Sebastião Barros
Já no aviso laranja, o mais perigoso, a umidade estará entre 20% e 12% e afeta as cidades de Corrente, Cristalândia do Piauí, Sebastião Barros. Segundo o Inmet, nesses locais, há risco de incêndios florestais e à saúde, como ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.

“Tem dois alertas, o amarelo e o laranja que é mais grave e mais pesado onde a umidade vai está muito mais baixo e requer mais cuidados naquela pequena faixa do extremo Sul”, ressalta a climatologista Sônia Feitosa.


Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui