Inmet emite alerta para chuvas intensas em 50 municípios do Norte do Piauí

08/04/2022 12h45


Fonte Cidadeverde.com

Imagem: Renato Andrade/Cidadeverde.comInmet emite alerta para chuvas intensas em 50 municípios do Norte do Piauí.(Imagem:Renato Andrade/Cidadeverde.com)

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja, com previsão de chuvas intensas para 50 municípios localizados na região Norte do estado do Piauí. O alerta segue até 10h de sexta-feira (8).

O alerta laranja abrange 50 municípios incluindo as cidades de Teresina, Altos, Barras, Campo Maior, Buriti dos Lopes, Cocal, Ilha Grande, José de Freitas, Luzilândia, Piracuruca, Porto, Piripiri, Parnaíba, entre outros.

A previsão é de chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos de 60-100 km/h. Com esse tempo existe o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Alerta amarelo

Outros 21 municípios da região Centro-Norte do estado estão em alerta amarelo, onde existe a possibilidade de chuva, mas com menor intensidade, entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos de 40-60 km/h.

Os municípios que estão nessa área são Demerval Lobão, Jatobá do Piauí, Lagoa do Piauí, Milton Brandão, São João da Serra, Novo Santo Antônio, São Miguel do Tapuio, Sigefredo Pacheco, entre outros.

Mais chuvas em abril

De acordo com o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), estão previstas chuvas para todo o mês de abril, principalmente para a região Norte e Centro-Norte.

“Uma menor precipitação na primeira semana, 7/4 a 14/4, com os maiores volumes concentrados na região Norte e Centro-Norte, média de 38,8 mm. A semana seguinte, 15/4 a 22/4, apresenta volumes médios na bacia, em torno de 46,9 mm, com uma precipitação um pouco mais distribuída que a primeira semana”,
informou.


Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: alerta, chuvas, munic?pios