Inmet emite alerta de perigo potencial de chuvas intensas em 216 municípios do Piauí

08/02/2021 18h45


Fonte G1

Imagem: ReproduçãoClique para ampliarO Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta segunda-feira (8), um alerta para 216 municípios do Piauí de perigo potencial de chuva e ventos intensos. Cerca de 95% do(Imagem:Reprodução)
 O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta segunda-feira (8), um alerta para 216 municípios do Piauí de perigo potencial de chuva e ventos intensos. Cerca de 95% do território do estado será atingido, segundo o aviso. A previsão é que o evento climático acabe na terça-feira.

Contudo, a meteorologista Sônia Feitosa, da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado (Semar), disse ao G1 que a previsão do departamento estadual é que as condições climáticas devem durar até o fim da semana.

As áreas afetadas são: o centro-norte, sudoeste e sudeste piauiense. Para a região norte do estado a tendência é de chuvas mais fracas. De acordo com Sônia Feitosa, o dia com menos chuva desta semana será a segunda-feira.

O esperado para os outros dias é chuvas intensas provocadas pelo Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN).

"É um sistema circular que no centro dele não chove, mas nas bordas sim. É o que acontece agora. O centro dele está no oceano atlântico, no mar, então as bordas dele estão cobrindo o Piauí, por isso em quase todo o estado vai chover nesses próximos 3 dias", explicou Sônia.

É previsto para as regiões norte e centro-norte tempo claro a parcialmente nublado com chuva rápida ou isolada em algumas partes durante a semana. E para as demais regiões do sul, tempo nublado com chuva que poderá ser forte e acompanhada de trovoadas nos próximos dias.

As chuvas tem perigo potencial, ou seja, os alertas são para queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Para prevenir acidentes é importante não se abrigar debaixo de árvores, não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e/ou placas de propaganda e não usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Em Teresina o tempo segue nublado a parcialmente nublado com chuva pancadas de chuvas rápidas, a temperatura mínima da semana pode ser de 24º e máxima de 34º.

No litoral, previsão ensolarado a parcialmente nublado com possíveis chuvas isoladas.


Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: estado, tempo, chuva