Inmet alerta e baixa umidade do ar pode chegar a 12% no Piauí

03/12/2019 07h50


Fonte Cidadeverde.com

Imagem: Cidadeverde.comClique para ampliarInmet alerta e baixa umidade do ar pode chegar a 12% no Piauí.(Imagem:Cidadeverde.com)

Um alerta publicado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) chamou a atenção da população para a baixa umidade relativa do ar nesta segunda-feira (2) em boa parte da região Nordeste. Para grupo mais vulneráveis, como crianças, idosos e profissionais que fazem uso da voz o alerta é redobrado.

No Piauí, 198 municípios estão na área de baixa umidade que varia entre 20% e 12%. O ideal, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), é que a umidade relativa do ar varie entre 50% e 80%.

O alerta classificado como laranja tem grau de severidade perigoso e aponta “risco de incêndios florestais”. Para a saúde humana, o Inmet chama a atenção em relação ao “ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz”.

O climatologista e pesquisador Werton Costa explica que a baixa umidade se dá devido a um bloqueio atmosférico que está retirando a umidade do Nordeste e deve passar com a chegada do período chuvoso nas próximas semanas. “É um fenômeno pontual. O mês de dezembro não comporta situações de baixa umidade”, explica o especialista.

Recomendações

Dentre as recomendações apontadas pelo Inmet estão a ingestão frequente de líquido, a não-exposição ao Sol nas horas mais quentes, o uso de hidratantes de pele e de umidificadores de ar. Atividades físicas não são recomendadas e em casos de incêndio, entrar em contato com junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: umidade, alerta, inmet